Rua Padre Marchetti, 596 - Ipiranga, São Paulo - SP

(11) 2063-3955

provinciadobrasil@oblatos.com.br

Notícias dos Oblatos › 04/05/2018

“ A vocação como história da graça’’

                        A revolução francesa

Eugênio de Mazenod nasceu na véspera daquela revolução na França no dia 1 de agosto de 1782. Foi um século que viu muitas ideias de Voltaire e do iluminismo se revelarem e em 14 de julho de 1789, quando o povo de Paris invadiu a antiga fortaleza da “Bastilha’’, o período de reinado de Luís XVI terminou.

No contexto da revolução havia o primeiro estamento, que eram aqueles que rezavam pelo reino e eram conhecidos como “Alto Clero’’, que vinham das fileiras da nobreza. No segundo estamento estavam aqueles que defendiam o reino, e no terceiro estamento estava a burguesia, ou seja, aqueles que se tornavam ricos através do comercio.

No meio disto apareceu o liberalismo dentro da monarquia, que estavam prontos para o choque. Também na assembleia dos notáveis, em 5 de maio de 1789 houve as assembleias dos estados gerais pela convocação de Luís XVI,  e em 12 de julho de 1790 é aprovada a  constituição civil do clero, e a condenação papal da revolução foi em 13 de abril de 1791.

Depois crescia o secularismo na França, e aconteceram os massacres nos dias 2 e 3 de setembro onde, 318 padres foram presos no monastério. Entre os anos de 1793-95 aconteceu o que ficou conhecido como o reino do terror, onde a Igrejas foram vandalizadas. Também houve muito massacre na França inteira. Com todos estes acontecimentos entre 1795-99 saiu o diretório, onde uma forma de governo estava nas mãos da burguesia moderada.

        Nelson Villar Nuñez – Noviço Oblato     

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.