Rua Padre Marchetti, 596 - Ipiranga, São Paulo - SP

(11) 2063-3955

provinciadobrasil@oblatos.com.br

Notícias dos Oblatos › 17/05/2018

Dia Oblato

“Ao participar na vida da Região e a fim de desenvolver a sua própria identidade, cada Delegação elaborará um plano missionário levando em consideração as necessidades do povo que está sendo servido (…)” Constituição 115 dos Missionários Oblatos de Maria Imaculada.

Aconteceu nesta quarta-feira, dia 16 de maio de 2018, na Casa Provincial oblata em São Paulo, nosso tradicional “Dia Oblato”, que é o encontro do Distrito Sudeste dos Oblatos da Província do Brasil. No período da manhã, tivemos a presença da Ir. Marilez Furlanetto, Psicóloga e Provincial da Congregação das Irmãs Pias Discípulas do Divino Mestre, que abordou a temática: “reflexão sobre o papel da liderança e os mecanismos de competição que se desencadeiam no processo de escolha de novas coordenações”. Nas colocações, a Ir. Marilez procurou utilizar uma dinâmica, onde do início ao fim, explanou o tema de maneira partilhada, sempre dialogando conosco, e ligando o tema, com a realidade atual de nossa Província e nosso Distrito.

Na parte da tarde, voltamos aos trabalhos às 14:30h, onde com o auxílio do Animador do Distrito, Pe. Genivaldo, OMI, fizemos uma leitura, seguida de partilhas do texto de autoria do Papa Francisco: “Na Fidelidade ao Carisma, Repensar a Economia”. O texto suscitou em todos nós uma longa reflexão, sobre questões variadas, onde cada um à luz de sua experiência missionária, nesse tempo de caminhada que possuem como oblatos, buscaram de alguma maneira contribuir. Antes do intervalo, o Pe. Francisco, OMI, pediu a palavra, e solicitou de cada um de nós presente, a assinatura de algumas folhas, que são atas oficiais, que servem como meio de administrar nossos bens e serviços junto ao governo e outras entidades, ao longo do ano.

Passado esse momento, tivemos as comunicações das comunidades que compõem esse Distrito da Província. Pe. Francisco, OMI, lembrou que no próximo dia 09 de junho de 2018, haverá a Missa de 50 anos de Sacerdócio do Pe. Miguel Pipolo, OMI, às 11:00h da manhã na Shapel School; Lembrou-nos também, que no dia 09 de julho de 2018, quando se inicia a nossa Assembleia, o ônibus que nos levará para a Casa de Retiros, sairá da Casa Provincial às 15:00h. Pe. João Drexel, OMI, lembrou que nesse mesmo dia , às 15:00h, será realizada a Missa de aniversário da Associação Maria Helen Drexel. O Pe. Sérgio, OMI, lembrou, que no dia 25 de maio, das 08:00h às 17:00h, será realizado o “I Dia Missionário”, promovido pelo Projeto Social Tabor. O Pe. Cássio, OMI, lembrou, que no dia 21, Dia do Fundador, haverá a Missa comemorativa dessa data importante na nossa Congregação, na Paróquia da qual ele é Pároco, e que todos nós somos convidados. O Pe. Lindomar, OMI, Primeiro Conselheiro da Província e Superior do Pré-Noviciado nos falou um pouco da logística que está sendo preparada para a primeira visita oficial do novo Conselheiro Geral da América Latina, Pe. Alberto Huaman, OMI, e alinhou conosco do Distrito Sudeste, como será sua passagem por aqui, e o calendário preparado, de tal maneira, que ele consiga conhecer todos os Oblatos , juntamente com a realidade de suas comunidades missionárias.

Nosso encontro terminou com a Celebração da Santa Missa às 17:00h, que foi presidida pelo responsável do JUPIC no Brasil, e Formador do Pós-Noviciado, Pe. Miguel Pipolo, OMI, e animada pelos Pós-Noviços. Ao término da Missa tivemos uma confraternização, onde de maneira descontraída, conversamos e jantamos juntos, concluindo as atividades deste dia tão bem aproveitado por todos nós, que tivemos a graça de está presentes, em mais esse encontro do nosso Distrito Sudeste.

Pe. Sérgio de Santana, OMI

 

Deixe o seu comentário





[bws_google_captcha]

* campos obrigatórios.