Rua Padre Marchetti, 596 - Ipiranga, São Paulo - SP

(11) 2063-3955

provinciadobrasil@oblatos.com.br

Encontro do Distrito da Amazônia

Estiveram reunidos dos dias 09 a 13 de abril, na casa de retiros Sementes do Verbo, os Missionários Oblatos de Maria Imaculada que trabalham do distrito Amazônia para mais uma reunião anual de partilha de oração, vida e missão.

Estavam presentes nesse encontro os padres Roberto de Valicourt, Geraldo Levron, Pedro Curran, Paulo Joanil, João Silvino, Francisco de Assis, José Roberto, Cleber Lopes, Manoel Valadão, Patrick Urias, Antônio Kleber, Vincent Isa e o Ir. Diemeson Gomes. Devido a problemas de saúde o provincial dos Oblatos, pe. Francisco Rubeaux, não esteve presente, porém estava em união com o grupo pela oração. Também foi feita memória do nosso querido padre Henrique Lecont que veio a falecer no início deste semestre. Muita gratidão por esse missionário e irmão que se doou totalmente à missão que lhe fora confiada.

Tratou-se, enquanto grupo, de assuntos pertinentes à caminhada por essas terras amazônicas tão vastas. Dentro das perspectivas estão inseridos em um chão de missão OMI, assumindo com clareza e disposição as atividades que se tem, sejam nas áreas missionárias, paróquias, pastoral indigenista, casa formação, pastoral carcerária, na CPT e entre outros. Se encontram nas periferias geográficas e existenciais em busca de levar esperança e alegria onde se precisa.

Cada participante teve oportunidade de falar como se sente e como está desenvolvendo seus dons e talentos à serviço do carisma e da missão do grupo. Os demais se mostravam solidários e apoiadores das causas pelas quais se luta em favor da vida.

Foi lembrado também que esse ano é ano vocacional, ou seja, um ano em que se deve rezar, apoiar e promover as vocações em qualquer espaço que se esteja, no intuito de fomentar nos jovens o desejo em conhecer e fazer uma experiência com os Oblatos. Também se lembrou que esse é o ano do laicato, isto é, a igreja do Brasil proclama como um ano em que se possa valorizar e apoiar mais a figura dos leigos como membros que também são protagonistas e promovedores de ações para o bem de todos, seja na igreja, seja na sociedade em geral. Cada participante do encontro ganhou um livro contendo o documento da cnbb “Cristãos leigos e leigas na igreja e na sociedade” para poder entender e multiplicar as informações aos leigos que estão no trabalho conjunto com nossa família OMI.

Houve uma eleição para se escolher quem seria o próximo animador de distrito que cuidará para que haja interação e sintonia entre a região. O eleito foi o padre Francisco de Assis, que atualmente reside em Boa Vista do Gurupi (MA). Crê-se que ele fará um bom serviço com o apoio e colaboração dos demais.

Enfim, foram momentos de patilha, de oração, de encontro e alegria em viver o mesmo carisma. Se renova a fé, os sonhos e a vida quando busca estar e crescer juntos. Deus, com seu infinito amor, ajude nessa empreitada de ser colaborador de seu Reino e justiça, paz e amor.

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo e Maria Imaculada.

Santo Eugênio de Mazenod rogai por nós.

Beatos e mártires oblatos rogai por nós.

Ir. Diemeson Gomes, OMI.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.