Rua Padre Marchetti, 596 - Ipiranga, São Paulo - SP

(11) 2063-3955

provinciadobrasil@oblatos.com.br

Notícias dos Oblatos › 12/03/2018

JOMI Recife

No dia 11 de março de 2018, na Casa de Formação Pe. Jaime OMI, ocorreu o primeiro encontro de formação para os assessores da JOMI Recife/PE. Facilitado pelo Pe. Wesley OMI.  Agradecemos imensamente aos Missionários Oblatos de Maria Imaculada, por terem abrilhantado nossa manhã de Formação e Aprofundamento do Carisma de Santo Eugênio de Mazenod. Através do livro “Vivendo como Fogo do Espírito”.

Refletimos juntos, que para conhecer a vida de Santo Eugênio de Mazenod, é necessário antes de tudo, ter JESUS CRISTO,  como RAIZ CENTRAL de nossas VIDAS e perceber que o Fundador dos Oblatos de Maria Imaculada, foi este CAULE que continua dando frutos para a Igreja,  para o Reino de CRISTO e os mais POBRES. E a nossa resposta como família Oblata é de ser suas RAMIFICAÇÕES no MUNDO.

Com isso, somos chamados a conhecer os ensinamentos de Jesus Cristo, na perspectiva também de aprofundar a vida e a missão deste grande missionário.  Onde  Pe. Wesley, OMI,  nos fez enxergar que devemos ter  um olhar que nos leve a entender que em Santo Eugênio de Mazenod, vemos o reflexo de Jesus Cristo. Pois, ele foi  uma obra prima de Deus.

E nesta Alegria e Generosidade da Vida Oblata, vimos a importância de viver nosso discipulado, deixando-nos ser transformados, seguindo o caminho de Jesus,(Mc 1, 15), que perpassa pelo caminho da Cruz. Compreendemos também que a resposta do Carisma está sempre à frente de uma situação Sócio-Política. Ou seja, frente à uma realidade de sofrimento do povo. Assim, como foi na época de Santo Eugênio de Mazenod, após a Revolução Francesa, Eugênio vê também o sofrimento dos jovens. E busca dá uma resposta, “sendo todo para Deus” na vida da juventude  e dos pobres.

Diante do contexto refletido, vemos que em nossa sociedade atual, os problemas que os jovens enfrentam, continuam sendo um desafio a darmos cada vez mais uma resposta, frente aos inúmeros conflitos existenciais no mundo, como por exemplo:  Suicídio, Drogas, Sexualidade Precoce, Falta de Educação, Abandono familiar, Desemprego, Falta de Fé, Violência, medo de não está conectado, dentre outros.  Compreendemos que devemos ser SAL e LUZ na vida de tantos jovens que necessitam encontrar um sentido para suas vidas.

Por fim, avaliamos que é de suma importância estes aprofundamentos sobre o Carisma OMI, para o nosso crescimento humano, cristão, espiritual e social.  Sendo cooperador de Jesus Cristo na missão com a juventude. Tornando-nos missionários da misericórdia e da esperança, embaixadores da ternura do rosto paterno e materno de Deus, à semelhança da Virgem Maria, nossa Mãe Imaculada..(36º Capítulo Geral OMI).

 

 

  “Levemos os Jovens a se sentirem HUMANOS, em seguida CRISTÃOS e finalmente SANTOS”

(Santo Eugênio de Mazenod).

#A Alegria e a Generosidade da Vida Oblata

#A Alegria de SER JUVENTUDE OBLATA

Rosália M. de Oliveira

Leiga Associada Oblata

 

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.