Rua Padre Marchetti, 596 - Ipiranga, São Paulo - SP

(11) 2063-3955

provinciadobrasil@oblatos.com.br

Notícias dos Oblatos › 04/05/2018

O Religioso e os Meios de Comunicação Social

Nesta Quarta-Feira, nossa comunidade do noviciado Mártires oblatos iniciou com a oração da manhã seguida de café e logo após nos reunimos para trabalhar a temática cujo tema foi “Meios de comunicação: vantagens ou perigo para vida consagrada?”.

Entre sistemas, software, aplicativos, dentre outras tecnologias em que as mídias atuais nos oferecem, cabe a nós, religiosos consagrados e cristãos, questionarmos-nos de que maneira podemos expressar a nossa fé. As mídias podem estar ao nosso favor ou não, podem ser instrumentos de evangelização ou instrumentos de fuga da realidade.

Corre-se o grande risco da escravização por meio das mídias, como a dependência e o mal uso das mesma, de forma que não leve ao religioso a viver bem sua consagração ao reino de Deus. Como também a mídia em sua facilidade prática e rápida no estreitamento geográfico entre as pessoas, pode ser um canal para a evangelização e condução da palavra de Deus.

Quem de nós não utiliza o famoso “WhatsApp” para formar grupos de jovens, para elaborar uma liturgia, um encontro e entre outras necessidades pastorais? Assim como os aplicativos nos proporcionam um contato mais prático com as reflexões e até mesmo a própria palavra de Deus.

Desta forma, percebemos que a solução dos problemas gerados pelos meios de comunicações não está no abster-se, mas sim no cuidado que devemos ter na maneira pela qual estamos utilizando as mídias que nos circulam. Você é quem escolhe: utilizar os meios de comunicação ou deixar ser usado por eles.

Que ao utilizarmos os meios de comunicação tenhamos a consciência crítica em prol da construção do Reino, buscando viver com liberdade e discernimento o projeto de Deus em nossas vidas.

 

George Lins Fernandes – Noviço Oblato

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.