Rua Padre Marchetti, 596 - Ipiranga, São Paulo - SP

(11) 2063-3955

provinciadobrasil@oblatos.com.br

Notícias dos Oblatos › 03/08/2017

Os Oblatos e a Evangelii Gaudium

Cerca de 50 Oblatos e leigos da Itália e Espanha participaram do Seminário sobre Evangelii Gaudium, realizado em Pozuelo-Madrid, de 26 a 30 de junho de 2017. O programa foi intenso, vivido em um clima de profunda partilha e reflexão de assuntos que, como família Oblata, não poderíamos deixar de ser apaixonados.

 O Professor D. Eloy De la Fuente propôs-nos uma apresentação sintética e rica da Evangelii Gaudium, destacando os pontos principais do documento e as ideias-chave do Papa Francisco. Eles estavam estimulando o trabalho em grupo e a troca com o relator que permitiu aos participantes apreciar a novidade deste documento, que acabou por ser uma revisão urgente no nosso modo de proclamar o convite do evangelho.

 Pe. Paolo Archiati, OMI, nosso Vigário Geral, por sua vez, traçou um paralelo entre os pontos essenciais do carisma dos Oblatos, tirado do Congresso sobre o carisma de 1976, a Exortação Apostólica. Ele mostrou uma consistente, não só no conteúdo, mas também em métodos missionários, que surpreenderam positivamente os participantes. Esse problema também foi abordado durante o último Capítulo Geral de 2016, que o Padre Paolo não se esqueça do estresse. Eles seguiram todos os jogos do grupo e, posteriormente, uma discussão com o relator, o que permitiu abordar as questões mais específicas da nossa Congregação.

 Os dias seguintes foram marcados por aprofundamento em algumas partes específicas da Exortação Apostólica, graças à animação de quatro fóruns por três Oblatos e um par de italianos AMMI. Os pobres, os Leigos, as tentações do missionário, o desafio de anunciar o Evangelho nas grandes cidades foram as questões que, seguindo um itinerário, não só foram implicados aos participantes partilharem reflexões, mas especialmente no “dizer” as testemunhas da vida diária do evangelho na Igreja e na sociedade.

 Reflexão, troca de experiências, orar e celebrar juntos, reuniões informais, a visita-peregrinação a Toledo, foram específicos para sabermos mais, e também, para ainda mais conscientes do que somos, por sermos chamados a viver a missão em conjunto, animados pelo mesmo carisma oblato, como um povo de Deus!

 

Pe. Ángelo CAPUANO, OMI  

Fontes: COMUNICAZIONI N. 3, julho de 2017

http://www.omiworld.org

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.