Rua Padre Marchetti, 596 - Ipiranga, São Paulo - SP

(11) 2063-3955

provinciadobrasil@oblatos.com.br

Artigos › 16/02/2018

Por que rezar a Via Sacra? Saiba agora os motivos e significados

Quando os cristãos começaram a rezar a Via Sacra?

Segundo o Papa Francisco “ninguém pode tocar a Cruz de Jesus sem deixar algo de si mesmo nela e sem trazer algo da Cruz de Jesus para sua própria vida”. (Discurso aos jovens na JMJ Rio 2013). Essa realidade já seria motivo suficiente, para rezarmos melhor e com mais devoção a Via Sacra.

A oração da Via Sacra remonta ao século IV, esse foi um período de intensa peregrinação à Terra Santa. Dali começou a ganhar amplitude a meditação sobre as dores do Cristo.

A Via Sacra é de amplo valor espiritual para a vida do Católico, por conta da profunda meditação sobre a via dolorosa de Jesus, tendo em vista a salvação humana. Realidade importante em relação a oração da Via Sacra é que, com ela, além de viver com Jesus e meditar os mistérios de seu sofrimento, você ainda pode obter indulgência plenária, ou seja, fazendo as devidas leituras, orações e meditações de cada Estação diante do respectivo quadro, ou cruz e cumprindo as três condições: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice, essas são as condições para que você obtenha a indulgência plenária rezando a Via Sacra.

O que são as indulgências?

As indulgências são realidades na vida da Igreja, que curam os efeitos do pecado no coração humano. As indulgências tem como objetivo livrar a pessoa do Purgatório, devido às “penas temporais” deixadas pelo pecado. Quando confessamos nossos pecados mortais ficamos livres das penas eternas, as temporais são resolvidas com as indulgências, bem como com as penitências. É importante criarmos o hábito de rezarmos sempre a Via Sacra. Ela não apenas nos beneficia, mas ajuda também, aqueles que morreram e contam com nossas orações para que, as penas temporais devida ao pecado, sejam apagadas.

Permita que esta forma de oração faça parte da sua vida de cristão, porque tocar e meditar a Cruz de Jesus, é deixar algo de si nela, para que seja curado e renovado.
Deus abençoe você!

 

CN

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.