Rua Padre Marchetti, 596 - Ipiranga, São Paulo - SP

(11) 2063-3955

provinciadobrasil@oblatos.com.br

Notícias dos Oblatos › 05/04/2017

Preservando a Integridade da Criação

Seu nome pode ser Norm, mas seu ministério não é nada comum. Por 40 anos, Pe. Norman Comtois, OMI serviu pessoas que estão fora das vidas normais. Eu tenho trabalhado com os presos, delinquentes juvenis, as pessoas que se sentem isoladas da igreja e os que hoje encontram espiritualidade não apenas na igreja, mas no mundo natural.

“Desde os meus primeiros dias como um Padre, sempre estive em ministérios que estão na vanguarda”, disse Pe Norman, OMI. “Isso é o que eu penso ser missionário é realmente sobre a preparação, trabalhar com pessoas à margem da sociedade”.

Hoje Pe. Norman, OMI, falando sobre seu ministério descreve como “o cristianismo é evolutivo.” Ele leva discussões e retiros sobre eco-espiritualidade Integrando o mundo natural com a sabedoria de tradições religiosas. “Estamos experimentando uma mudança de paradigma e mover-se em uma idade em que olhamos para a religião a partir de perspectivas diferentes”, disse Pe Norman, OMI. “Parte da mudança está despertando para a importância da integridade da Criação”.

Pe. Norman, OMI, diz que nunca esperava uma carreira em ecologia. Passei os primeiros anos do seu sacerdócio em um lugar desprovido de beleza do mundo natural – prisão. Pe. Norman, OMI, aconselhou prisioneiros de todas as idades na Nova Inglaterra durante vários anos. Também tenho trabalhado na prática privada como um conselheiro, sempre à procura de novas abordagens terapêuticas para melhor atingir as populações de risco.

Em 1999, fui contratado pelo Berakah, um programa de renovação para as mulheres religiosas em Pittsfield, New Hampshire. Eu tenho trabalhado por 12 anos como diretor espiritual, conselheiro pastoral e professor da Nova Cosmologia.

No Berakah Pe. Norman, OMI, tem notado que as mulheres vêm se tornando mais religiosas e que estavam mais interessadas na história do universo e nas questões ecológicas. Isto proporcionou uma excelente oportunidade para ele colocar em prática a formação em eco-espiritualidade que ele tinha recebido do aclamado Genesis Farm, em Nova Jersey.

“Pe. Norman, OMI, me ajudou a crescer na vida espiritual de amor e mais profundo saber sobre Deus”, explica a Srª. Rosanne Kmetz, SSCM, que tem participado dos numerosos cursos ministrados por Pe. Norman, OMI. “Ele me ajudou a crescer no amor para com a natureza, beleza e criação incrível de Deus”.

Como um líder no movimento eco-espiritualidade, Pe. Norman, OMI, tem sido um membro valioso da equipe de oblatos, que auxilia no Centro Ecológico de Aprendizagem em Godfrey, Illinois. O centro oferece programas e recursos para viver conscientemente a Integridade da Criação. Parte do ministério desempenhado pelo La Vista é uma horta orgânica mantida pela comunidade localizada no Noviciado dos Oblatos na Godfrey.

“Os Oblatos fizeram disso uma prioridade para ter um ministério baseado na Integridade da Criação”, disse Pe. Norman, OMI. “O programa e retiros que são criados no La Vista agora podem ser levados a paróquias e centros de retiro em todo o país.”

Quando Pe. Norman, OMI, explica seu atual ministério para as pessoas, ele admite que percebe alguns olhares perplexos. Algumas pessoas ainda têm dificuldade em ver a relação entre o mundo natural e o mundo espiritual. Mas para o Pe. Norman, OMI, soa um pouco “lá fora”, onde exatamente é ter ministério para gastar seu tempo. Ele escolheu se tornar um “Missionário” porque queria ser um Oblato para trabalhar em áreas não tradicionais, não entre o status quo.

“Ser missionário não significa que você tem que ir para uma terra estrangeira”, disse Pe. Norman, OMI. “Um missionário é alguém que assume riscos, alguém que olha para as coisas de uma maneira diferente. Então, todos nós temos o potencial de sermos missionários em nosso próprio caminho”.

www.lavistaelc.org

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.