Rua Padre Marchetti, 596 - Ipiranga, São Paulo - SP

(11) 2063-3955

provinciadobrasil@oblatos.com.br

Notícias dos Oblatos › 08/02/2018

Processo de Reestruturação Província Cruz do Sul

Irmãos
Dou-lhe a boa notícia de que ontem, 5 de fevereiro de 2018, o Superior Geral estabeleceu, com o consentimento da reunião do Conselho em sessão plenária, a nova Província do Cruz do Sul, que foi formada na unificação das Províncias da Argentina. Chile, do Paraguai e Delegação do Uruguai, disse que a Província entrará em vigor a partir de 19 de fevereiro de 2018. Ao mesmo tempo, aprovou os Estatutos da Província de Cruz do Sul. Nossos parabéns por este passo de integração. Que esta cruz que dê vida seja aquela que nos une em nossa missão a favor dos pobres.

Processo de Reestruturação Província Cruz do Sul

A nova Província de Cruz do Sul é formada pelos Missionários Oblatos das Províncias Oblatas da Argentina (1934), do Chile (1946), do Paraguai (1925) e da Delegação do Uruguai (1930) da Província do Mediterrâneo. Em 29 de maio de 2003, foram constituídos em uma única Província da Argentina e do Chile, denominada “Cristo Redentor de los Andes”.
Durante a reunião Intercapitular de 2013, as três unidades com o acompanhamento de Pe. Miguel Fritz, OMI, ex-Conselheiro Geral para a América Latina, iniciam um diálogo para avaliar a possibilidade de realizar um processo de reestruturação em conjunto. Assim, em novembro de 2014 eles têm uma primeira reunião em Assunção com a presença de dois membros por unidade. Em março de 2015, o Pe. Louis Lougen, OMI, como Superior Geral, escreve uma carta às três unidades felicitando-as pela abertura do diálogo e iniciando uma consulta para receber as opiniões de todos os membros sobre essa integração.
Em julho de 2015, tiveram um segundo encontro com a presença de 16 participantes em Córdoba Argentina, com a presença do Pe. Luis Rois, OMI, ex-Conselheiro Geral para a Europa, e definiu alguns pontos comuns: comunidade, formação, liderança, finanças e missão.

Em 20 de maio de 2016, o Padre Geral enviou uma carta a cada unidade mencionando que, tendo uma avaliação que os membros estão abertos e a favor da formação de uma nova Província, ele concede permissão e seu apoio para continuar o processo de unificação das três unidades (quatro países), guiado pelo documento “Discernir e Sustentar a Missão Oblata”. E dê especial atenção à missão e à vida na comunidade apostólica.
Em julho de 2016, uma série de reuniões entre os Superiores e seus Tesoureiros começou a trabalhar no status da nova Província, e depois de várias correções, a última versão foi definida em setembro de 2017.
Nos meses de julho e agosto de 2017, o Pe. Alberto Huamán, OMI, Conselheiro Geral para a América Latina, realizou a visita de consulta aos quatro países para a nomeação do Provincial. Em setembro, o primeiro Provincial, o Pe. Jorge Albergati, OMI, é nomeado e, em janeiro de 2018, seu Conselho é nomeado: Pe. Antonio Mariangeli, OMI, Pe. Antonio Messeri, OMI, Pe. Sérgio Serrano, OMI, Pe. Marcos Rivarola, OMI, Pe. Omar Friedrich, OMI, Pe. Oscar Vera, OMI, Pe. Stefano Calabria, OMI, e Pe. Alejandro Osorio, OMI.
Em 5 de fevereiro de 2018, o Superior Geral com o consentimento de seu Conselho: exclui as Províncias Argentina-Chile, Paraguai, Delegação do Uruguai (da Província do Mediterrâneo); estabelece a nova Província de Cruz do Sul e aprova os estatutos da nova Província, todos eles a serem efetivos em 19 de fevereiro de 2018, data da abertura da nova Província em Assunção Paraguai. Ela atualmente é composta por 77 Oblatos, com idade média de 56,8 anos.

Pe. Alberto Huamán, OMI
Conselheiro Geral

Deixe o seu comentário





[bws_google_captcha]

* campos obrigatórios.