Rua Padre Marchetti, 596 - Ipiranga, São Paulo - SP

(11) 2063-3955

provinciadobrasil@oblatos.com.br

Relatório – Distrito Nordeste

“Ressuscitado o Cristo apareceu com seus amigos fez refeição…”

Ao amanhecer do segundo dia da as semana na presença do Ressuscitado, iniciamos a reunião do Distrito Nordeste. Sob a luz do Círio Pascal, a luz que brilhou nas trevas da noite da alegria verdadeira em que uniu o céu e a terra interia, para em Aldeia darmos início ao nosso encontro.

O animador do Distrito, o Pe. Ednaldo Tavares, OMI, fez a apresentação da pauta e leu para nós a mensagem do Provincial.

A princípio, foi apresentado como imagem do ressuscitado a nossa missão no Distrito, a missão de Caicó, RN. Os padres Tony e Macário apresentaram sua vivência missionária naquela região: a visita prévia, os desafios, a acolhida do bispo e da comunidade, e a realidade local. Sendo esta missão composta por duas paróquias na periferia de Caicó.

Foi dado seguimento a pauta, onde nos foi apresentado a situação de nossa casa em Aldeia, nova administração, sobre a coordenação confiada ao Pe. Wesley. Com relação a este espaço foi sugerido em rever algumas situações entre elas, as pessoas que fazem uso da casa, que seja revisto as orientações anteriores, feita por o conselheiro provincial para o uso das casas de Aldeia e Mairiporã. Como também foi acordado que a segunda-feira, seja reservada para os Oblatos, para que possamos ter mais momentos fraternos e de convivência entre os Oblatos da região.

Também se ventilou, ou seja, se refletiu sobre algumas atitudes do Provincial e conselheiro, com relação ao Distrito. Pois foram tomadas decisões que corresponde ao Distrito, pede-se que o mesmo seja  consultado, já que a província tem suas particularidades e peculiaridades. É necessário compartilhar no distrito, quando se faz modificações nos bens da província que estão no distrito, é de suma importância escutar os membros. Pois é preciso ver a missão como um conjunto. Para que as bases sejam ouvidas e respeitadas.

No terceiro dia da semana, a luz do ressuscitado, iniciamos com a oração do Ofício Divino das Comunidades. Onde contamos com a assessoria da Irmã Ivonete, Paulinas, que nos conduziu a uma reflexão sobre a vocação no mundo paroquial. Tendo em vista, este ser o ano vocacional, declarado pela congregação, decidimos convidar a irmã para nos ajudar nesta área. Aproveitando a temática, se decidiu, que no mês vocacional, fora feito intercâmbio entre os Oblatos para dá testemunho de sua vocação e missão. Organizamos da seguinte maneira:

 

05/08 – Vocação do Padre:

– Vitória de Santo Antão – Pe. Guilherme e Wesley

– Jordão: Pe. Ronacio e Tony

– Graças: Pe. Macário

– Caicó: Pe. Josenildo e Pedro Paulo

 

18/08 – Vocação a Vida Religiosa

– Vitória: Edicarlos

– Jordão: Josenildo

– Graças: Ronacio

19/08 – Caicó: Ednaldo

 

Tendo em vista um projeto vocacional e missionário, foi sugerido que se abra uma nova missão no Nordeste, com a finalidade de avançarmos para as águas mais profundas, que a província considere uma área entre os mais empobrecidos e um campo vocacional, se deu a sugestão que seja pensado a possibilidade de ir ao Ceará.

No quarto dia da semana, iniciamos com a celebração da Eucaristia, onde agradecemos ao Senhor Ressuscitado, a vida de nosso irmão Eduardo Figueiroa. Em seguida, cada comunidade apresentou o seu sentir, como estamos em nossa missão. Esta partilha foi um momento rico de escuta, pois assim podemos nos inteirar da missão de cada um e da pessoa do irmão. Logo depois foi organizada a visita do Conselheiro Geral ao Distrito, que ficou da seguinte maneira:

– Chegada dia 08/05 – Os Oblatos da casa do SESI irão buscar no aeroporto, ele fica na comunidade do SESI, atenderá os Oblatos que estão no Recife: Josenildo, Eduardo, Wesley, Davi, Guilherme, Edicarlos… Fica lá até o dia 10/05. Após o almoço do dia 10/05, um Oblato do SESI conduzirá até Vitória de Santo Antão, ficando em Vitória até o dia 11/05. No dia 12/05, um Oblato de Vitória o conduzirá até Caicó, voltando no dia 13/05 e no dia 14/05 um breve momento de convivência em Aldeia com os Oblatos da região.

Concluímos nosso encontro com um clima fraterno e festivo, comemorando o aniversário do Pe. Eduardo Figueiroa, OMI e em oração pela saúde e recuperação do nosso provincial.

 

Fraternamente,

 

Pe. Ednaldo Tavares da Silva, OMI.
Animador do Distrito Nordeste.

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.