Rua Padre Marchetti, 596 - Ipiranga, São Paulo - SP

(11) 2063-3955

provinciadobrasil@oblatos.com.br

Notícias dos Oblatos › 15/02/2018

Ano das Vocações Oblatas

Venha e veja (João 1, 39) “Colocando o sotaque na alegria e na generosidade da nossa vida oblata”

Sessões Para Compartilhar a Fé 3:

Fala, Senhor, que o seu Servidor Escuta

 Canção de entrada ou um momento de oração silenciosa para favorecer um tempo de escuta.

 Pausa para a oração silenciosa. Nossa reflexão será sobre o chamado e a escuta de Samuel. O próprio Senhor nos chama de maneiras diferentes ao longo do dia. Tome um momento para evocar na oração qualquer impressão de fé que você experimentou hoje.

 

A história da vocação de Samuel

Escritura: 1 Samuel 3, 1-21

O jovem Samuel serviu o Senhor ao lado de Eli. Naqueles dias, a palavra do Senhor era rara e as visões não eram frequentes. Um dia, Eli estava deitada no quarto dele. Seus olhos começaram a enfraquecer e ele não podia ver. A lâmpada de Deus ainda não tinha sido extinguida e Samuel estava deitado no templo do Senhor, onde a Arca de Deus estava localizada. Então o Senhor chamou Samuel. Ele respondeu: “Aqui estou eu”.

Ele correu para Eli e disse: “Aqui estou, porque você me ligou”. Ele respondeu: “Eu não liguei para você. Volte para a cama ». Ele foi e foi para a cama. O Senhor chamou Samuel novamente. Samuel levantou-se, foi a Eli e disse: “Aqui estou, porque você me ligou”. Ele respondeu: “Eu não liguei para você, meu filho. Volte para a cama ». Samuel ainda não conhecia o Senhor, nem a Palavra do Senhor lhe havia sido manifestada ainda. O Senhor chamou Samuel, pela terceira vez. Ele se levantou, foi a Eli e disse: “Aqui estou, porque você me ligou”. Então Eli entendeu que era o Senhor quem chamou o jovem. E disse a Samuel: “Vá para a cama. E se ele o chamar novamente, diga: “Fale o Senhor, seu servo está ouvindo” ». Samuel foi se deitar no seu lugar.

O Senhor apresentou-se e chamado como os tempos anteriores: «Samuel, Samuel». Samuel respondeu: “Fala, pois o teu servo está ouvindo”. O Senhor disse-lhe: “Olha, vou fazer algo em Israel, para que todos os que o ouvirem sejam zumbidos com os dois ouvidos. Esse dia cumprirá o respeito a Eli como eu previu desde casa, do começo ao fim. Anunciei que ele ia punir sua casa para sempre, pelo pecado de não ter lutado contra seus filhos, sabendo que eles desprezavam Deus. Portanto, jurei à casa de Eli que o pecado de sua casa nunca será expulso, nem por sacrifício nem por oferta “.

 

Samuel deitou-se até a manhã e abriu as portas do templo do Senhor. Samuel estava com medo de fazer a visão conhecida por Eli. Então, Eli o chamou: “Samuel, meu filho”. Ele respondeu: “Aqui estou eu”. Eli perguntou: “O que ele lhe disse? Por favor, não esconda isso de mim. Que Deus o punha se você esconder algo de mim que ele lhe contou ». Samuel então anunciou todas as palavras sem esconder nada. Eli disse: “É o Senhor, faça o que parece bom para você”.

 

Samuel cresceu. O Senhor estava com ele, e ele não deixou que nenhuma de suas palavras se frustrava. Todo o Israel, de Dan para Beersheba, sabia que Samuel era um autêntico profeta do Senhor. O Senhor continuou a manifestar-se em Silo, porque é aí que o Senhor se revelou a Samuel, através da sua palavra.

 

Breve silêncio para reflexão.

 

Resposta à Palavra de Deus:

 

 “Hoje, esta Escritura que você acabou de ouvir foi cumprida”.

2 Quão desejáveis ​​são as suas moradas, Senhor do universo!

3 Minha alma é consumida e anseia pelos tribunais do Senhor, meu coração e minha carne se divertem para o Deus vivo.

4 Mesmo o pardal encontrou uma casa; a andorinha, um ninho onde colocar seus filhotes: seus altares, Senhor do universo, meu Rei e meu Deus.

                                                                                                               

“Hoje, esta Escritura que você acabou de ouvir foi cumprida”.

 

5 Bem-aventurados os que vivem em sua casa, te louvando sempre.

6 Bem-aventurado aquele que encontra suas forças em você e tem seus caminhos em seu coração.

7 Quando atravessam os vales áridos, eles os transformam em oásis, como se a chuva precoce os cobria de bênçãos;

 

“Hoje, esta Escritura que você acabou de ouvir foi cumprida”.

8 Eles caminham do bastião ao baluarte até que vejam o deus dos deuses em Sião.

9 Senhor do universo, ouça minha súplica; Atende-me, Deus de Jacob.

10 Olha, ó Deus, nosso escudo, olha o rosto do seu Ungido.

 

“Hoje, esta Escritura que você acabou de ouvir foi cumprida”.

 

11 Vale mais um dia nos seus tribunais do que mil na minha casa, e eu prefiro o limiar da casa de Deus | para viver com os perversos.

12 Porque o Senhor Deus é sol e escudo, o Senhor dá graça e glória; e ele não nega suas posses àqueles de conduta irrepreensível.

13 Senhor do universo, feliz é o homem que confia em você!

 

“Hoje, esta Escritura que você acabou de ouvir foi cumprida”.

 

_______________

 

 “Na oração silenciosa e prolongada de cada dia, nos permitimos ser modelados pelo Senhor e encontrar nele inspiração para o nosso comportamento. De acordo com a nossa tradição, consagramos uma hora por dia à oração e passamos uma parte daquele tempo juntos na presença do Santíssimo Sacramento. “Constituição 33, 4.

                                                                                           

Aprofundamento

 

O chamado de Samuel significava para Israel um momento de mudança. Israel acorda, graças ao chamado de Deus, em um momento em que o governo tradicional – Eli e seus filhos corruptos – parecia ter esquecido a Palavra de Deus e Sua Chamada. Samuel será um presente de Deus para um Israel oprimido pelo abuso e negligência de seus pastores.

A vocação de Samuel é uma história sobre a recepção da Palavra de Deus e o despertar que acontece quando a Palavra de Deus é expressada com fé. Convida-nos, oblatos, a despertar a Palavra de Deus operando em nossas vidas ea reconhecer as insinuações que a Palavra e o Espírito de Deus produzem nos jovens de hoje.

Às vezes, isso significa que teremos que ajudá-los a reconhecer que os ideais e os desejos de seu coração são a voz de Deus que fala com eles mesmo que eles ainda não possam compreendê-lo completamente. Também teremos que ajudá-los a reconhecer que as crenças negativas e as palavras autodestrutivas que surgem em seus corações são o que os faz entrar em uma letargia que os afasta da verdade de quem eles estão em Jesus Cristo.

A necessidade de salvação de Ana era conceber uma criança que poderia retornar a Deus. A necessidade de salvação de Israel era ouvir a Palavra de Deus e colocá-la em prática da Fé e do Amor de Deus. A necessidade de salvação de Samuel era ser o servo fiel para pronunciar as palavras que transformam as tribos de Israel em uma nação santa.

  1. 31: “Os Oblatos realizam a unidade de sua vida somente em Jesus Cristo e através dele”. Isso se aplica a nós pessoalmente e em comunidade. A união que Samuel deveria iniciar em Israel depois que a bênção da monarquia começou mais cedo, aceitando tornar-se serva do Deus Soberano. A monarquia também era uma unidade que nasceu ferida, mas isso permitiu vislumbrar um reino celestial que Jesus anunciou mais tarde. A primeira prioridade de nossa vocação é aprofundar nossa unidade em Jesus Cristo. Dessa unidade estaremos diante das outras testemunhas credíveis da vocação.

 

As Normas Gerais para a Formação Oblata fornecem orientação para nossas comunidades enquanto buscamos despertar o coração dos jovens para o Senhor que fala em suas vidas.

 

Três são os meios mais importantes para a realização do ministério vocacional mencionado nas Constituições. (C. 52) NGFO 4.2.83.

 

A primeira é a alegria e a generosidade de nossas vidas. Somos constantemente chamados a testemunhar uma vida consagrada à missão e compartilhada como irmãos. Esta vida, apesar das dificuldades, engendra e manifesta a profunda alegria que invade nosso ser. É essa alegria no nosso compromisso e no nosso serviço ao povo de Deus que conta acima de tudo. NGFO 4.2.84.

 

O segundo meio é dar a conhecer as necessidades da Igreja e do mundo e a resposta da Congregação. Nosso Fundador percebeu as necessidades da Igreja de seu tempo e deu-lhes uma resposta, convidando outros a se juntarem a ele em sua missão. Seu exemplo inspira nossa maneira de fazer e nossos esforços, convidando os outros a se juntarem a nós em nossa resposta às necessidades da Igreja hoje. O convite mais claro que podemos fazer é o testemunho de nossa vida e o de uma missão com o selo inconfundível de “Oblatos”. NGFO 4.2.85.

 

O terceiro significa levar a cabo o ministério vocacional é orar como Jesus nos ordenou (Mateus 9, 38). Uma vez que a vocação ao sacerdócio e à vida religiosa é fundamentalmente um presente de Deus, devemos pedir isso em oração e como homens de oração, tanto pela contemplação como pela intercessão. NGFO 4.2.86.

 

______________

 

Faça uma pausa para rezar em silêncio por alguns momentos, seguido de um momento para compartilhar em que aspectos a história da vocação de Samuel reflete nosso próprio itinerário vocacional e em que não. Quais os elementos que vemos hoje em nossos tempos que exigem mais atenção pastoral e encorajamento?

O animador da oração poderia resumir a partilha de fé com um simples convite à ação e, talvez, alguns compromissos concretos a serem feitos nos próximos dias.

Exemplos: chamar um jovem que muitas vezes pensamos que poderia ser um Oblato para compartilhar com ele: “Eu pensei em você de tempos em tempos, e muitas vezes pensei que você poderia ser feliz como um Oblato, eu só queria compartilhá-lo com você”.

Convide alguns jovens a compartilhar uma refeição com a comunidade oblata e deixar que alguns dos oblatos mais jovens compartilhem, de maneira simples, a história de sua vocação.

_______

 

Oração de encerramento:

Pai, o jovem Samuel descobriu quem você é quando você ouve sua palavra. Pedimos que também possamos descobrir quem somos ao ouvir as palavras de seu Filho, Jesus. Como Samuel, ajude-nos a iniciar uma nova unidade e uma nova fé na Igreja de nosso tempo. Que sua Palavra atinja seu cumprimento quando a escutamos, quando a escolhemos e a colocamos em prática através da ação de seu Espírito. Amém.

 

Deixe o seu comentário





[bws_google_captcha]

* campos obrigatórios.