Rua Padre Marchetti, 596 - Ipiranga, São Paulo - SP

(11) 2063-3955

provinciadobrasil@oblatos.com.br

Notícias dos Oblatos › 27/10/2017

Capelães dos Escoteiros

De 28 de julho a 12 de agosto de 2017, o Pe. Pawel NYREK, OMI, e o Pe. Pawel RATAJCZAK, OMI, serviram de capelães ao 9º “Jamboree” da Associação Polonesa de Escotismo, ativo fora da Polônia, que ocorreu na Reserva de Escultura de Tamaracouta, ao norte de Montreal, Quebec.

O “Jamboree” reuniu cerca de 1.400 participantes entre seis e 80 anos de pelo menos nove países diferentes. Como capelães, os oblatos participaram dos incêndios do campo, encorajaram os ritos da Escultura, acompanharam os jovens nas excursões e viagens em “caiaque”, abençoaram os campos dos Escoteiros, correram e foram juízes de competições (como o concurso de canto “O escoteiro tem talento”), refeições de acampamento compartilhado, deram palestras sobre diferentes assuntos e eram presenças constantes para os escoteiros e seus instrutores. Os capelães também celebravam a Santa Missa para o “Jamboree” diariamente, além de ouvirem confissões.

O Pe. Nyrek, OMI, fez o juramento de sua escultura e recebeu o escultor da Cruz no final do Jamboree, enquanto o Pe. Ratajczak, OMI, recebeu seu cargo de instrutor do Mestre Assistente. A Associação Polonesa do Escotismo, ativa em muitas paróquias oblatas, tem como principal serviço fundamental a Deus, à Polônia e ao país de residência, buscando promover o caráter e a virtude nos jovens.

O ministério da capelania de escoteiros é exigente, mas oferece uma oportunidade insubstituível para acompanhar os jovens, “guias” e “escoteiros”, na sua jornada de fé. Muitas vezes isso ocorre no acampamento, geralmente em um ambiente de beleza natural. Além disso, um capelão escoteiro tem a oportunidade única de trabalhar com instrutores, muitos deles jovens adultos, que descobrem sua vocação e seu lugar na sociedade. Ambas as atividades estão integralmente na categoria de “Missão com Juventude”, qualificada pelo Capítulo Geral de 2016 como um componente chave da identidade Oblata. (Notícias e visualizações, julho-agosto de 2017).

Pe. Pawel NYREK, OMI
Pe. Pawel RATAJCZAK, OMI
Fonte: www.omiworld.org

 

Deixe o seu comentário





[bws_google_captcha]

* campos obrigatórios.