Rua Padre Marchetti, 596 - Ipiranga, São Paulo - SP

(11) 2063-3955

provinciadobrasil@oblatos.com.br

Notícias dos Oblatos › 19/06/2018

Chamados a missão no modelo de Mazenod

Na busca de Jesus Cristo e no seguimento de seu ideal, ele mesmo nos convida: “vinde e vede”. A opção é nossa, mas convencidos da fidelidade e autenticidade de quem faz o convite. “Vinde” supõe ida para identificar a realidade de quem nos propõe o convite. Assim foi o nosso final de semana no encontro vocacional OMI, em Sumaré, no qual participaram os jovens…Cléber, Fernando, Cleiton, Augusto, Otacilio e Renan.

A busca de cada jovem e de sua realidade presente no discernimento vocacional, foi demonstrando-nos já na realidade do primeiro contato com a comunidade na sexta feira com os formandos da congregação. Nos mostrando a alegria e o acolhimento essencial para a vida de oblação e doação ao reino de Jesus, observando nos diversos costumes de nós participantes a diferença entre si na realidade que está inserido, como por exemplo: a diferença de idade, a localidade de morada e a motivação de cada um por estar presente no encontro.

No sábado, tivemos a oportunidade de conhecer os passos de Jesus, como discípulos iniciantes como nos demostrou o Ir. Marcone, OMI, “O projeto humanizador do pai”. Em seguida, tivemos o momento de deserto com o tema “a Fé cristã como estilo de vida”, onde refletimos e partilhamos.

No momento da tarde, experimentamos um pouco do testemunho missionário da Beata Ir. Dulce, o anjo bom da Bahia. Nisto observamos que “a caridade” e o testemunho do amor, está acima de qualquer regra. Logo em seguida, tivemos o testemunho vocacional do formando Marcos, nos apontado o seu desejo e suas dificuldades na busca do reino de Deus no meio dos mais pobres no carisma Oblato.

Outro ponto importante foi o de comunhão onde a comunidade vocacional juntamente com alguns leigos, missionários oblatos e formandos oblatos participando da Eucaristia presidida pelo Pe. Sérgio, OMI. O mesmo nos pontuou na celebração a importância da cruz Oblata para o missionário da congregação ou aquele que deseja entrar no Carisma proposto por Santo Eugênio de Mazenod.

A vida não pode ser marcada por esterilidade diante de Deus e da comunidade. Aos poucos, cada pessoa deve descobrir sua missão no mundo e na sociedade, fato este, que nos foi demonstrado na inserção do vocacionado com a comunidade reunida na Festa de São João Batista em Sumaré-SP.

O formando Diogo, no ultimo dia, nos apresentou a vivência cristã no ardente seio do desejo à santidade, apontando os caminhos e as dificuldades sociais que impede a vivência do seguimento dos passos de Jesus tendo como referência a encíclica do Papa Francisco “Gaudete et Exultate”

A manhã foi concluída com a partilha do Ir. Rivaldo, OMI sobre a vida e a vocação do pai fundador da congregação missionária Oblatos de Maria Imaculada, nos mostrando o testemunho e a vivência deste santo importante para os nossos tempos.

Com isso, nós, vocacionados, concluímos que ser missionário é toda pessoa que está empenhada com o anúncio do Evangelho. Depois deste final de semana podemos perceber que na expressão “vinde e vede” nos convoca a ir ao encontro de Jesus aonde ele nos mostra o verdadeiro caminho que leva ao Pai e à salvação das almas e na busca da santidade.

 

Cléber Aparecido Rodrigues da Silva, Ibitinga-SP

Cleiton Bento Da Silva, Sumaré-SP

Vocacionados Oblatos

 

 

Deixe o seu comentário





[bws_google_captcha]

* campos obrigatórios.