Rua Padre Marchetti, 596 - Ipiranga, São Paulo - SP

(11) 2063-3955

provinciadobrasil@oblatos.com.br

Notícias dos Oblatos › 31/03/2020

DIA OBLATO DO DISTRITO SUDESTE

No dia 17 de março desse mês, aconteceu na casa provincial, na presença do nosso superior geral, o primeiro encontro distrital dos Missionários Oblatos de Maria Imaculada do ano letivo 2020. Iniciado por um momento de acolhida e de oração, o encontro deu continuidade na grande parte da manhã com um momento de partilha fraterna das experiencias da missão do Padre Louis Logen enquanto do superior geral da nossa Congregação. Na sua partilha, o geral salientou a sua gratidão para o Brasil para os vinte anos que ele tinha atuado como missionário antes de sua eleição como provincial e depois como superior geral da Congregação. Tão humilde, ele reconhece o que faz a sua fraqueza na missão: o baixo de autoestima o medo de assumir facilmente uma missão ligada a uma grande responsabilidade tal como provincial ou então como superior geral. Mas o que constituía a sua força era a escuta aos irmãos, afirmando assim que a escuta é uma dimensão da obediência. Pois o que os irmãos vêm em você, você não pode o ver. Pediu perdão por ter fugido do Brasil, porque tendo sido eleito como provincial, ele tinha que voltar nos Estados Unidos para assumir o cargo do provincial, deixando a sua missão do formador do noviciado no Brasil. Durante o encontro dos superiores das congregações com o Papa no mês do outubro, ele reafirmou ao Papa o apoio dos Oblatos na sua visão missionária e na luta pela unidade da Igreja. É por isso, disse o superior que, nós Missionários Oblatos de Maria Imaculada, de trabalhar nesse espírito de unidade como família e, assim promover projetos comuns que deve ser a preocupação não somente de um Oblato singular, mas sim de todos como membros de uma e mesma família.

A esse respeito, o superior geral reconhece o fracasso que trouxe a descentralização no seio da nossa família, por isso, ele reafirma a importância da centralização. Enquanto missionários, o superior atirou a nossa atenção na dimensão da internacionalidade de nossa Congregação e na vivência dos nossos votos para não cair na perda de identidade que poderia nós levar não somente a uma vida secular, mas também a uma vida de professional do sagrado, contrariando assim a identidade do ser Oblato. Apesar da grande paralisia vocacional que caracteriza o mundo religioso hoje, o superior não perde de Esperança, e afirma que há muita vida que surge da positividade. Mas por outro lado da moeda, ele ressaltou que essa grande crise seria ligada à saúde da vida comunitária e da vida espiritual, cujas consequências latentes são as depressões e os suicídios, falando assim do modo geral das tendências da vida dos Oblatos nos diversos lugares de missões, cada qual com a sua realidade. Nas nossas pastorais, devemos promover as pastorais especificas favorecendo a nossa presença ao lado dos jovens para ajudá-los a sair das drogas. Por fim, o superior geral volta sobre alguns aspetos criteriosos por um bom avanço da missão oblata: a vida comunitária, a oração, a construção de um projeto comum que envolve todos, e a promoção de uma obra impactante da presença oblata.

Na parte da tarde, foi um momento dedicado à preparação para a celebração dos setenta e cinco anos da presença oblata apresentada pelo Padre Michel Pipulu. Na fala dele, ele ressaltou que antigamente Amazônia, Nordeste e Sudeste eram os três distritos existentes. Para a animação da vida e das atividades do distrito do Sudeste deste ano, o Padre Wesley, superior da casa do pré-noviciado e conselheiro provincial, foi eleito como animador. Foi nesse ambiente que aconteceu o primeiro encontro do distrito por esse ano letivo 2020, cuja celebração da Santa Missa presidida pelo Padre Louis Logen, superior geral, marcou o fim desse dia. Foi um dia de muita alegria, de partilha, de convivência marcado não somente pela presença do nosso superior geral, do nosso provincial o Padre Lindomar Felix da Silva e muitos outros irmãos tanto da casa do pré-noviciado e do pós-noviciado quanto dos outros irmão e Padres atuando nas paroquias, mas também dos nossos irmãos idosos, tais o Padre João Dreckson, o Padre Davi, o Padre Louis Carlos e o Padre Paulo.

Ir. Yaouba Gabriel, OMI

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.