Encontro dos Bispos Oblatos
Os bispos oblatos da África do Sul reuniram-se para a reunião bienal no início de setembro em Lesoto. Foram três dias renovando nossa fraternidade oblata e também visitando lugares do Lesoto, o que foi de especial relevância para os Oblatos.
Em nossos primeiros dias, fomos recebidos pela comunidade de Mazenod e tivemos a oportunidade de conhecer pessoas que trabalham nos diferentes ministérios oblatos. Passamos a manhã do segundo dia de encontro na Universidade Pio XII, num esforço para compreender a previsão do Bispo Joseph BONHOMME, que desempenhou um papel crucial no desenvolvimento do Lesoto moderno.
No vale de Roma, celebramos a Missa no Santuário do Beato Oblato José Gerard e visitamos o túmulo do primeiro Arcebispo Mosotho, Emmanuel ‘MABATHOANA de Maseru. Foi doloroso ver que o Escolasticado que desempenhou um papel importante na Igreja de Lestotho foi temporariamente fechado.
No último dia, visitamos o Cardeal Sebastian KHOARAI, com a intenção de celebrar a Missa com ele em sua capela. A emoção pode sido demais para ele, pois o Cardeal não conseguiu se levantar para a ocasião.
Na imagem:
Fila anterior: Pe. Lekau (Pároco de Mafeteng), Arcebispo Jabulani Nxumalo, (Bloemfontein), Bispo Valentine Kalumba (Livingston), Arcebispo Tlali Lerotholi (Maseru) e Bispo Augustinus Bane (Leribe).
Frente: Bispo Edward Risi (Keimoes-Upington) Bispo John Tlhomola SCP Bispo-emeritus Philipp Pölitzer (Keetmanshoop), Bispo Joseph Sephamola (Qachasnek), Arcebispo Dumbu Nashenda (Windhoek) e Dom Evans Chinyemba (Mongu).
Dom Edward RISI, OMI
Fonte: https://www.omiworld.org