Rua Padre Marchetti, 596 - Ipiranga, São Paulo - SP

(11) 2063-3955

provinciadobrasil@oblatos.com.br

JUPIC › 01/02/2021

Folhetim – 01 de fevereiro 2021

OBLATOS DE MARIA IMACULADA
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, PAZ E INTEGRIDADE DA CRIAÇÃO

 “O BRASIL É UM ASILO DE LUNÁTICOS ONDE OS PACIENTES ASSUMIRAM O CONTROLE” – PAULO FRANCIS – 1959

 PAPA FRANCISCO

“A historia dá sinais de regressão. (1) Reacenderam-se conflitos anacrônicos que se consideravam superados.  (2)  Ressurgem  nacionalismos fechados, exacerbados, ressentidos e agressivos. (3) Em vários países, certa noção de unidade do povo e da nação, penetrada por diferentes ideologias, novas formas de egoísmo e de perda de sentido social mascaradas por uma suposta defesa dos interesses nacionais. Isso nos lembra que “cada geração deve tornar suas as lutas e as conquistas das gerações anteriores e levá-las a metas ainda mais altas. É o caminho. O bem, como, aliás, o amor, a justiça e a solidariedade não se alcançam de uma vez por todas; hão de ser conquistadas cada dia. Não é possível contentar-se com o que já se obteve no passado, nem acomodar-se a gozá-lo como se essa situação nos levasse a ignorar que muitos dos nossos irmãos ainda a sofrem situações de injustiça que nos interpelam a todos”. (Fratelli Tutti, 11).

BRASIL

Somos um país (1) com péssima qualidade de  educação pública,  fundado em  um centralismo grotesco; (2) temos uma meda enfraquecida com um movimento inflacionário sorrateiro; (3) temos energia cara; (4) temos infraestrutura cara; (5) uma burocracia  asfixiante e (6) um regime tributário insano. (A) Se você souber de outras questões estruturais e conjunturais, comunique-se com o Ministério da Economia. (B) Se você tiver alguma solução àquelas questões, comunique-se com o mesmo ministério…

PANDEMIA – CRIANÇAS E JOVENS

São estes que irão pagar a conta de “auxílios emergenciais” no futuro. Devido à paralisação das escolas, são eles que  terão que pagar, dispondo de menor escolaridade e, portanto, menor capacidade de gerar renda. Auxílio emergencial financiado por dívida pública não é solidariedade social. É empurrar o custo para quem não pode se defender, seja porque não vota, seja porque ainda não nasceu. Qualquer auxílio precisa ser custeado por redução imediata de outras despesas públicas, que beneficiem quem não perdeu renda durante a pandemia. Colocar tudo na conta da dívida pública é a velha prática populista de propagandear os benefícios e esconder os custos.

CHINA

Líder mundial da  ditadura  chinesa (XiJinping)… exalta liberdade e democracia  em fala em Davos, Suíça, capital da economia mundial. Paulo Guedes, ministro da economia do Brasil, desistiu de ir a Davos ou falar “online”, ele que deveria coordenar um dos grupos de reflexão e ação…  XiJinping disse que a humanidade sairá mais fortalecida da pandemia (1) se trabalhar unida, (2) se respeitar diferenças entre países sem preconceito ideológicos, e (3) e se promover o multilateralismo em oposição ao isolamento arrogante. Historicamente, tais conceitos caberiam ao ex-presidente americano John Fitzgerald Kennedy em seu famoso discurso de posse em 1963. Ele disse mais ou menos isso: não perguntem o que o pais possa fazer por vocês; questionem-se, antes, o que vocês possam fazer pelo país, e o que o país possa fazer para outros países. A fala do líder chinês foi uma continuação do histórico primeiro discurso que fez no evento em 2017. Ele estava há cinco anos à frente dos destinos do país e fez uma forte defesa da globalização e do livre comércio, enquanto reforçava seu jugo autocrático. Era na época o começo da “era Donald Trump” nos Estados Unidos que se via ameaçado pela ascensão chinesa. Não se sabe a reação de Mao Tsé Tung, e nem se ele se remexeu em seu túmulo… Tampouco se sabe se Jair Bolsonaro entendeu os conceitos expressos por XiJiping…

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.