Rua Padre Marchetti, 596 - Ipiranga, São Paulo - SP

(11) 2063-3955

provinciadobrasil@oblatos.com.br

JUPIC › 02/03/2020

Folhetim – 02 de março 2020

OBLATOS DE MARIA IMACULADA
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, PAZ E INTEGRIDADE DA CRIAÇÃO

NOSSO PRETO FURTA GALINHA, FURTA SACO DE FEIJÃO / SINHÔ BRANCO QUANDO FURTA
FURTA PRATA E PATACÃO

BRASIL

Pesquisa do IBGE revela que o rendimento total dos 10% mais ricos é superior à soma dos 80% mais pobres, numa desigualdade recorde em que 1% mais rico tem 33 vezes mais que os 50% mais pobre. Para mudar isso o país tem uma sociedade civil bem estruturada, uma classe trabalhadora, uma classe média e uma classe empresarial variada e de boa qualidade. Para onde vamos, então? Não sabemos!!!

A política é luta feroz entre inimigos que se odeiam, ou luta compassiva entre adversários que se respeitam? Era o que havia no país até 2013. Os dois adversários eram o PSDB e o PT: um defendia a ortodoxia liberal; o outro, a ortodoxia distributivista. O primeiro apostava no mercado; o segundo, na política industrial. O PT conseguiu um crescimento maior porque aumentou o investimento público e se beneficiou do “boom de commodities” dos anos 2.000; mas tanto um quanto o outro ficaram presos na armadilha macroeconômica de juros altos e câmbio
apreciado que inviabilizou o investimento privado. A re-eleição de Dilma Rousseff (PT) agravou a situação porque o novo governo começou sem nenhum apoio das elites econômicas.

Em 2018 o país registrava o recorde de 13.537 milhões de pessoas vivendo na miséria. Tal contingente
superava a população da Bélgica

COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE

Fará 45 anos de existência. A conclusão das investigações responsabilizou 377 agentes civis e militares por “graves
violações dos direitos humanos”. Responsável por reconhecer 434 mortes –entre elas, 210 desaparecidos- o relatório classifica a atuação dos agentes públicos como “crime contra a humanidade”. Hoje sabe-se que Vladimir Hersog passou por severa sessão de tortura e morreu estrangulado. Isso e outros episódios estão sendo exibidos pelo canal de tv “Históry Channel” em 12 episódios, um por domingo. O documentário evita usar a palavra “ditadura” e prefere “regime militar” que cometeu crimes políticos, fechou o Congresso, extinguiu eleições e matou opositores.

JAIR BOLSONARO

O presidente está cercado de militares que hoje comandam os quatro ministérios localizados no Palácio do Planalto. Além deles, na Secretaria-Geral da Presidência está um militar; e um almirante está na chefia da Secretaria de Assuntos Estratégicos. Em agosto de 1981, um general, Golbery do Couto e Silva, pedia demissão da Casa Civil.
Golbery representava um projeto político para o país, identificado com a Escola Superior de Guerra, que condicionava à segurança nacional o êxito de seu desenvolvimento. Via nos objetivos nacionais permanentes a razão de ser do Estado. Sem Golbery, o Exército deixava a visão estatista do Governo Geisel (1974-79) e a ideologia da Escola Superior de Guerra, para mandar seus oficiais fazer cursos na Fundações Dom Cabral e Getúlio Vargas. O fundamental é o domínio da gestão estratégica e seus métodos que os militares precisam ter.

Hoje um general faz a articulação política, e o outro tem a missão de ser coordenador dos ministérios. É algo inédito na República: dois generais da ativa e do Alto-Comando ocupando os mais importantes postos civis do Planalto. O tempo deixou para trás Golbery. Em seu lugar, o Exército vai ao Planalto com homens da tropa para consertar o país…

Envie suas observações a este folhetim – março – 2020

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.