Rua Padre Marchetti, 596 - Ipiranga, São Paulo - SP

(11) 2063-3955

provinciadobrasil@oblatos.com.br

JUPIC › 06/08/2019

Folhetim – 06 de agosto 2019

OBLATOS DE MARIA IMACULADA
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, PAZ E INTEGRIDADE DA CRIAÇÃO

SENTINELA, O QUE RESTA DA NOITE?… A MANHÃ VEM CHEGANDO MAS AINDA É NOITE
Is 21,11-12

PLANO REAL

Há 25 anos atrás surgia o Plano Real e aos poucos ganhou o status de mito fundador da nossa moderna economia, a ponto de as gerações mais novas terem dificuldade de conceber como era a vida antes do Plano. As donas de casa corriam para o supermercado logo de manhã pois as mercadorias teriam aumento de preço ao meio-dia, às três da tarde e às 6 da mesma tarde!…

As mercadorias sumiam das prateleiras num instante… Para comemorar a data filmes e livros estão na praça com testemunhos de vários economistas da época. Assistindo a depoimentos dos que participaram da fundação da moeda que se percebe como a complexa obra de engenharia econômica que derrubou a inflação só deu certo por uma combinação de fatores altamente improvável; o plano tinha tudo para dar errado.

Os próprios economistas eram pessimistas. O Real foi um acaso e não era para ter acontecido. O presidente Itamar Franco não acreditava no Plano e trabalhava contra; ele era a favor de mandar prender Abílio Diniz (o homem com a maquininha de preços nas mãos) e fazer o congelamento. Pessoas como José Serra e Mario Covas, entre outros, não acreditavam no Plano.

COMISSÃO ESPECIAL SOBRE MORTOS E DESAPARECIDOS POLÍTICOS (CEMDP)

Ela foi criada em 1995 no primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso, por lei federal.

Ela é formada por 7 membros de livre nomeação, dos quais 4 devem ser escolhidos dentre membros do Ministério Público Federal, da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, familiares dos mortos e desaparecidos e integrantes do Ministério da Defesa.

Seu objetivo e reconhecer pessoas mortas e desaparecidas durante a ditadura militar (1964-1985), tentar localizar corpos de vítimas e emitir pareceres sobre indenizações. FHC afirma que a comissão foi criada como um “ato reparador” e não era revanche. Era ato reparador de sofrimento a pessoas e famílias tendo o Estado como responsável”. Muitos se preocupam com o futuro da comissão por ter o presidente Jair Bolsonaro trocado 4 dos 7 membros da comissão por assessores do PSL e militares, o que pode ser uma ameaça à continuidade dos trabalhos do órgão.

MINHA CASA, MINHA VIDA

Em dez anos, foram construídas 5,5 milhões de habitações que abrigam 30 milhões – mais de 10% da população brasileira.

BRASILEIROS NOS ESTADOS UNIDOS

Somam 3.429 casos de outubro de 2.018 a maio de 2019 nos tribunais americanos, e o número deve aumentar.

Envie suas observações a este folhetim – agosto – 2019

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.