Rua Padre Marchetti, 596 - Ipiranga, São Paulo - SP

(11) 2063-3955

provinciadobrasil@oblatos.com.br

JUPIC › 06/08/2020

Folhetim – 06 de Agosto 2020

OBLATOS DE MARIA IMACULADA
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, PAZ E INTEGRIDADE DA CRIAÇÃO

A política é uma das formas mais preciosas de caridade, porque busca o bem comum – Francisco – E.G 205

HIROSHIMA-NAGASAKI

Em 6 de agosto de 1945, há 75 anos atrás, explodia a bomba atômica sobre Hiroshima, um vibrante porto ao sul do Japão. Três dias depois era Nagasaki a contemplada. Ninguém sabe quantos morreram; calcula-se que em torno de 200 mil para mais perderam a vida, fora um número incalculável de feridos e desaparecidos. Barack Obama visitou Nagasaki em 2016.

NICARÁGUA

Uma tragédia. Haverá eleições em novembro de 2021. O país completa dois anos de extrema violência, de cadeias de manifestações sociais, de bloqueios de ruas por todo o país. Nesse período calcula-se (1) ter havido ao redor de 500 mortes e mais de 2 mil feridos; (2) um número indeterminado de desaparecidos; um sem-número de prisões
arbitrarias; (3) e ao redor de 100 mil exilados espalhados pela América Latina. Daniel Ortega não é nem sombra do líder que foi no passado; hoje, um mero joguete nas mãos de sua mulher que espalha crimes, terror e tortura pelo país. Nicarágua tem hoje 1 médico e 9 camas hospitalares para cada 10 mil habitantes… além de penúria de máscaras, aventais e luvas…

CHARLES DARWIN

Num dia do ano de 1859, o editor da revista “Quarterly Review” recebeu os originais do livro de um certo Charles Darwin; ele leu, achou interessante, mas que, na sua opinião, não atrairia muitos leitores. O editor o aconselhou a escrever sobre outras coisas, pássaros e pombas, por exemplo… O título do livro não ajudava, era muito comprido: Sobre a origem das espécies por meio da seleção natural ou a preservação de raças favorecidas na luta pela vida. Pouco comercial, dizia o editor; mesmo assim concordou em publicar o livro, com uma tiragem de 1.250 exemplares, vendidos todos num só dia. Desde então e até hoje o livro não parou de vender e nunca deixou de ser discutido. Nada mal para um autor que, se não tivesse publicado sua teoria sabendo o alvoroço que provocaria, nunca seria mais
do que um anônimo naturalista especializado em minhocas.

MARTE

O fascínio humano pelo planeta começou com um erro de tradução. Em 1877, o astrônomo italiano Giovanni Schiaparelli observou uma rede de listras no planeta, que ele chamou de “canali”. Por um mal entendido linguístico, muitos cientistas pensaram se tratar de canais construídos artificialmente, equívoco que semeou na imaginação de muitos a noção de que haveria vida inteligente por lá.

1964

A premissa de que havia ameaça de forças pró-comunismo no país, utilizada até hoje para justificar o golpe militar de 1964, é falsa. Todos concordam que havia pequenos grupos defendendo a revolução comunista no país; Luis Carlos Prestes passava o tempo namorando o MDB. A polarização entre esquerda e direita era enorme causada pela agenda reformista de João Goulart. A elite econômica e latifundiária que temia o fortalecimento do proletariado agiu, e não os comunistas. E veio repressão que não se inicia com o golpe militar, mas é sim parte estrutural da história brasileira desde o período colonial, passando pela escravidão. De acordo com o IBGE, 52%brasileiros não haviam nascido em 1985, marco do fim da ditadura. Boa parte dessa história não consta nos livros escolares.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.