Rua Padre Marchetti, 596 - Ipiranga, São Paulo - SP

(11) 2063-3955

provinciadobrasil@oblatos.com.br

JUPIC › 02/03/2021

Folhetim 1 de março de 2021

OBLATOS DE MARIA IMACULADA
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, PAZ E INTEGRIDADE DA CRIAÇÃO

MEDO DO INFERNO. Igrejas barrocas e neo-clássicas de Salvador foram erguidas graças a volumosas doações de benfeitores. Ricos colonizadores bancaram suntuosas edificações para pagarem promessas e salvarem a alma depois da morte, livrando-se do que acreditavam ser o purgatório e o inferno. Para a talha da igreja de São Francisco, no Pelourinho, foram usados cerca de mil quilos de ouro em pó. Os melhores pintores, ourives e escultores eram contratados para criar o patrimônio hoje existente. Salvador tem 372 igrejas católicas, pouco mais de uma para cada dia do ano, como reza a famosa lenda. No século 18, a construção da igreja da Conceição da Praia foi encomendada por comerciantes que fizeram vir de Portugal pedras de lioz cortadas e numeradas apara serem montadas. A obra durou mais de 60 anos. N. Sra. da Conceição foi declarada padroeira da Bahia pelo Papa Paulo 6º. Em 1991, em Salvador, o Papa João Paulo 2º rezou o Angelus na igreja. No ano seguinte foi enterrado o corpo da Irmã Dulce, mais tarde transferido para a capela das Obras Sociais Irmã Dulce. Séculos atrás, os sinos da igreja de N. Sra. da Conceição eram o alarme da cidade, anunciando acontecimentos importantes como a chegada da família real portuguesa em 1808. Os sinos alertavam para incêndios e mortes em pandemias. No inicio do século 18, a Igreja do Rosário dos Pretos começou a ser erguida por escravizados e líbertos, financiados por “escravos de ganho”. Uma parcela de historiadores diz que o que existe ali é um catolicismo africano com origem no Congo e Angola. Para muita gente, a Missa por lá e superbonita ao sonm de atabaques e agogôs. No século 16, a índia Catarina Paraguaçu, convertida ao catolicismo depois de se casar com o náufrago português Diogo Álvares Correia, o Caramuru, também contribuiu para o patrimônio sacro. Seu corpo foi enterrado na Igreja da Graça, onde o altar é adornado por uma imagem da Virgem Maria com o menino Jesus nos braços, encontrada por Caramuru depois de um sonho de Paraguaçu. Em seu testamento, ela doou seus bens para o mosteiro de São Bento em troca de Missas diárias enquanto o mundo durar… Até hoje o mosteiro reza uma Missa diária para ela…

SEM MEDO DO INFERNO. O vereador Carlos Bolsonaro escreveu em 2019 em uma rede social que por vias democráticas as mudanças rápidas desejadas no país não aconteceriam. O deputado federal Eduardo Bolsonaro, em entrevista a uma jornalista, disse que se a esquerda brasileira radicalizar, uma resposta pode ser via um novo AI-5. É dele também a afirmação de que basta um cabo e um soldado para fechar Supremo Tribunal Federal. O general Augusto Heleno, vice-presidente, disse a respeito das falas que se houver agitação social, alguma coisa terá de ser feita. Já o ministro Paulo Guedes minimizou as declarações pois o país está funcionando extraordinariamente bem em termos institucionais. Dias atrás um deputado federal defendeu o AI-5, dizendo ter sido necessário para livrar o país de vagabundos comunistas.

COM MEDO DO INFERNO. O AI-5 foi decretado em 1968 para punir a Câmara de Deputados que impedira que fosse processado um deputado que defendia liberdades cerceadas pelos militares no poder. A atual Câmara está se ocupando com a situação de um deputado que usa das liberdades reconquistadas por gerações para propor acabar com essas liberdades.

SEM MEDO DO INFERNO. O país tem um dos maiores números de estatais no mundo: 418 no total. A União tem o controle direto de 46; dessas, 19 operam sucessivamente no vermelho. Essa é uma das razões da falta de dinheiro para a educação e saúde As estatais, se não forem bem geridas e não tiverem uma governança consistente, funcionam como cabide de emprego para políticos, para apadrinhados e para atender a interesses partidários. O sistema de governança da Petrobrás é sólido?

Envie suas observações a este folhetim – março – 2021.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.