Rua Padre Marchetti, 596 - Ipiranga, São Paulo - SP

(11) 2063-3955

provinciadobrasil@oblatos.com.br

JUPIC › 13/08/2019

Folhetim – 13 de Agosto de 2019

OBLATOS DE MARIA IMACULADA
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, PAZ E INTEGRIDADE DA CRIAÇÃO

WOODSTOCK – 50 ANOS

Completa 50 anos um dos mais importantes eventos do século vinte.

Realizado entre os dias 15 e 18 de agosto numa fazenda no Estado de Nova Yorque, Estados Unidos, o festival atraiu uma multidão de 500 mil pessoas; tornou-se um dos marcos da contracultura da década de 1960, época em que o movimento hippie contestava a Guerra do Vietnã e propagava a paz.

Artistas com Jimmy Hendrix e Janis Joplin ficaram historicamente associados ao festival; o primeiro executou o hino nacional americano de forma ruidosa em protesto à Guerra do Vietnã; enquanto isso, o público brincava na lama ou andava nu pelo festival, num cenário caótico, sem infraestrutura para receber tanta gente.

LUIS INÁCIO LULA DA SILVA

O ex-presidente nunca assumiu a posse do imóvel em Atibaia; afirma-se ainda que os delatores mentiram para obter benefícios. Com a decisão do STJ de reduzir a pena, Lula pode deixar o regime fechado em fins de setembro.

A principal alternativa para isso é a progressão de regime na condenação do caso triplex. Segundo o MPF, ele já tem direito a progredir para o regime semiaberto. Quem decide sobre isso é o STJ. Além disso, no fim de setembro, Lula atingirá a marca de cumprimento de um sexto da pena.

A Lei de Execução Penal prevê a progressão de regime para o preso que passar a marca, desde que pague reparação de danos aos cofres públicos.

O ex-presidente precisará desembolsar R$ 2,4 milhões.

DESIGUALDADE

Por vias tortas a globalização contribuiu para o inédito progresso que a humanidade vive nos últimos 30 anos.

Ele tirou da miséria mais de 1,3 bilhão de pessoas. Calcula-se que mais de 595 milhões ainda vivem na extrema miséria. Hoje, cerca de 30 mil pessoas escapam da miséria diariamente.

BOLSA-FAMÍLIA

O programa hoje sustenta 13,8 milhões de famílias que recebem cerca de R$188 na média.

REFUGIADOS

Nos Estados Unidos, 313.241 indivíduos vivem na condição de refugiados políticos.

No Brasil, há 11.231 indivíduos foram reconhecidos como refugiados; sírios lideram com 36% do total. A situação real, porém, é mais grave. Calcula-se que há 239.756 pessoas aguardando a aprovação do status de refugiados em vários países; desses indivíduos, 104.244 são venezuelanos.

INDÍGENAS

O inimigo número um do Brasil é o índio. O governo federal está determinado a dar um basta na distribuição irrestrita de glebas aos indígenas.

Vivendo como animais de zoológico em vastas áreas de solo arável, sobre reservas minerais de valor incalculável, os indígenas representam uma ameaça à soberania nacional porque, senhores
absolutos de suas terras, podem ceder à cobiça de países estrangeiros e se separar do Brasil.

Em 1934 o antropólogo francês Claude Levy Strauss veio lecionar na USP. Querendo visitar algumas tribos indígenas, ouviu do então embaixador brasileiro em Paris: “Indios? Infelizmente,
lá se vão anos que eles desapareceram”.

Envie suas observações a este folhetim – agosto – 2019

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.