Rua Padre Marchetti, 596 - Ipiranga, São Paulo - SP

(11) 2063-3955

provinciadobrasil@oblatos.com.br

JUPIC › 19/05/2020

Folhetim – 19 de Maio 2020

OBLATOS DE MARIA IMACULADA
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, PAZ E INTEGRIDADE DA CRIAÇÃO

“A ESCRAVIDÃO NO BRASIL FOI UMA IMENSA TRAGÉDIA” – Laurentino Gomes

ESCRAVIDÃO

Foram 12,5 milhões de africanos embarcados para a América; 5 milhões (40%) vieram para o Brasil. Para as Américas, foram 36 mil travessias pelo Atlântico.

A população negra hoje no país chega a 115 milhões; é a segunda maior população negra no mundo, atrás da Nigéria. Em 1.690 a Vila de São Paulo tinha 1.500 brancos, e 10 mil escravos indígenas. Os “Bandeirantes”, ensinados nas escolas, eram caçadores de indígenas; estavam em busca de trabalho escravo. Em 1.697 chega a Salvador, capital da colônia, as primeiras notícias de ouro em Minas Gerais. É ouro! É ouro! É ouro!… A Vila de São Paulo ficou reduzida a poucas mulheres que não falavam mais tupi do que português…

SERVIÇO ÚNICO DE SAÚDE

Médicos (as), enfermeiras (os) e demais funcionários estão usando colete sem a marca SUS. Ela não aparece nas fachadas dos hospitais públicos, em centros cirúrgicos e ambulatórios, nas ambulâncias da SAMU ou nos uniformes dos socorristas. O SUS é o sistema responsável diretamente pela saúde de mais de 150 milhões de pessoas, desenvolvendo ações de vigilância, disponibilizando medicamentos e fazendo atendimentos de alta complexidade, que beneficiam praticamente a população toda, e é estudado e replicado em diversos lugares do mundo; o SUS é público, gratuito e universal. Está em andamento um processo de descredenciamento de laboratórios que forneciam medicamentos de alto custo para pacientes transplantados, além do encerramento do Programa mais Médicos que afetou milhões de pessoas. A população favelada depende exclusivamente do SUS; a maior parte dos serviços de saúde em favelas ocorre em unidade de Atenção Primária de Saúde, cujo trabalho envolve a atuação de equipes de “saúde da família” e de “agentes comunitários de saúde” (são pessoas da própria comunidade treinadas para exercer
funções no sistema e encaminhar pacientes para profissionais especializados).

VOCÊ SABE O QUE É “LOCKDOWN”

Pois é, as Pastorais Sociais andaram perguntando o que esse tal de “lockdown” significa, e não foram poucas as sugestões para dizer a coisa em português: bloqueio infernal – fecha-geral – proibidão- tranca-rua – segura-onda – sossega rabo; qual você prefere?

Os portugueses nunca usam palavra estrangeira; é sempre na língua pátria. Assim mouse é “rato”, site é “sítio”, salvar é “guardar”, deletar é “apagar”, email é “c.eletrônico”, slow motion é “câmara lenta”.

Eles estão procurando uma palavra para “jet ski”; mande para eles sua sugestão.

MÃES SOLTEIRAS

3 de cada 5 vivem abaixo da linha de pobreza. Crianças: 40% vivem na pobreza; são 17 milhões; isto significa uma Holanda inteira… Dados do IBGE.

FAVELAS

O censo do IBGE de 2010 contabilizou 6.329 favelas em 323 municípios.

Na favela de Paraisópolis, ao lado do Morumbi, são 45.000 pessoas por quilômetro quadrado!!!… Seu Conselho Comunitário prima pela sua capacidade de organização. Nada se faz sem passar pelas suas lideranças.

MORADOR DE RUA

 São 25.000 em São Paulo.

CRACOLÂNDIA, SP.

São 2.000 pessoas por lá.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.