Rua Padre Marchetti, 596 - Ipiranga, São Paulo - SP

(11) 2063-3955

provinciadobrasil@oblatos.com.br

JUPIC › 23/06/2020

Folhetim – 23 de junho 2020

OBLATOS DE MARIA IMACULADA
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, PAZ E INTEGRIDADE DA CRIAÇÃO

MACHADO DE ASSIS

Nasceu no Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839; faleceu em 1908. Testemunhou, portanto, a farsa da abolição da escravatura e o nascimento da República. Ainda criança perdeu a mãe e a irmã. Foi criado pela madrasta que era lavadeira. Aos 12 anos perdeu o pai. Começou a trabalhar vendendo balas e doces. Aprendeu sozinho inglês e francês, pelo menos para leitura, embora se arriscasse a falar francês. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras e seu primeiro presidente. Escrevia crônicas todos os dias para jornais da cidade do Rio. Na biblioteca da Casa Provincial temos a coleção das crônicas. Ao longo do ano haverá muitos artigos sobre ele, e sobre o seu inigualável português; confira…

AMAZÔNIA AZUL

É um conceito político-estratégico que envolve 22 mil km de vias fluviais e 5,7 milhões de km² de águas oceânicas sob jurisdição brasileira. Uma imensa área com riqueza e potencialidades contempladas nas vertentes da soberania econômica, científica e ambiental, de onde mais de 90% do petróleo e gás são extraídos, e em que trafega quase a totalidade do nosso comércio exterior. Importantes projetos de pesquisa sobre biodiversidade, energia alternativa, recursos vivos e minerais coexistem com 920 mil km² de áreas marítimas sob proteção ambiental, marca do desenvolvimento sustentável que caracteriza o país como um dos líderes mundiais em iniciativas para a preservação dos oceanos.

AMAZÔNIA VERDE

O Brasil desmata a Amazônia com uma opção econômica que é zero. Se o desmatamento é predominantemente ilegal, significa trabalho escravo, exclusão social e sonegação fiscal. O Estado perde dinheiro e empobrece o serviço público. A Amazônia precisa de um novo projeto, não de fronteira agrícola ou política; esses são décadas
de 1950 e 1970. Os militares pensam em um novo projeto?…

JAIR BOLSONARO

Desde o início da pandemia, ele já pilotou jet ski, cavalgou, comeu pastel em feira, praticou tiro e participou de atos antidemocráticos… Mas não visitou hospital com doentes do covid-19….

BRASIL 1

Ronaldo Caiado, governador de Goiás, ligou para o Ministério da Saúde; atendeu a secretária: “Quem?”. Ele repetiu: “Ronaldo Caiado”. “Caia… o quê?” Impaciente, ele repetiu: “Governador de Goiás!”. “De onde?!” Ele desistiu… bateu o telefone. Não se sabe se tentou num outro dia qualquer…

BRASIL 2

Anos atrás houve uma novela de Dias Gomes que fez história na t.v. Um dos personagens chamado Odorico Paraguaçu, prefeito da cidade, sofria porque queria inaugurar o cemitério da cidade mas para desespero seu ninguém morria na fictícia Sucupira… Uma outra personagem de infeliz memória era Regina Duarte que atendia pelo nome de Porcina…

BRASIL 3 – FIQUE EM CASA

Donos de restaurantes, lanchonetes, manicures, barbeiros, lojista de roupas e sapatos, mestres de obras ou proprietários de negócios de consertar coisas perguntam como!… Esses são os empresários mais típicos do país. São milhões… Produzem mais de 31% do PIB. Entram na categoria dos setores econômicos “comércio” e “outros serviços” que inclui profissionais liberais, saúde e educação privadas, cultura, entretenimento, esportes, hotéis, etc.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.