Rua Padre Marchetti, 596 - Ipiranga, São Paulo - SP

(11) 2063-3955

provinciadobrasil@oblatos.com.br

JUPIC › 26/05/2020

Folhetim – 26 de maio 2020

OBLATOS DE MARIA IMACULADA
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, PAZ E INTEGRIDADE DA CRIAÇÃO

“A OPINIÃO CONVENCIONAL SERVE PARA NOS PROTEGER DO DOLOROSO TRABALHO DE PENSAR”
JOHN GALBRAITH

REGINA DUARTE: Em entrevista à Rede CNN, a talentosa atriz desfiou uma série espantosa de sandices e bobagens que foi da nostalgia em relação ao ufanismo da ditadura militar ao desprezo pelas vidas de 20 mil pessoas torturadas e mortas e 434 “desaparecidas”. E isso ao canto alegre de todos  juntos, pra frente Brasil. E isso quando o país perdeu uma galeria de nomes ilustres da cultura nacional; dos contistas Rubem Fonseca e Sergio Santana ao compositores Moraes Moreira e Adir Blanc, passando pelo artista plástico Abraham Palatinik.; nenhuma nota de pesar enquanto ocupou o cargo de Secretaria da Cultura. Ela escandalizou até mesmo a “direita civilizada”; merece ser trancada a sete chaves em algum hospício longe daqui. Foi a mesma Regina Duarte que disse que se Lula ganhasse a eleição, ela sairia do país. Pois devia ter ido.

LUIS MAKLOUF CARVALHO: Falecido dias atrás, era repórter e escritor de alto gabarito; foi autor de livros e reportagens que marcaram o jornalismo brasileiro, retratando importantes personagens da República. Ganhou dois prêmios “Jabuti” ao escrever “Mulheres que foram à luta armada” e “A vida e a morte do advogado Paulo Fonteles, advogado de posseiros no sul do Pará. Passou por todas as redações  dos jornais brasileiros. Antes de morrer conseguiu ver publicado seu último livro: “O Cadete e o Capitão: a vida de Jair Bolsonaro no quartel”.

LUIS INÁCIO LULA DA SILVA: Diz Carlos Lupi, presidente do PDT: “ele está bastante recluso, contido, acho até que por orientação dos advogados. Não é aquele Lula de antigamente”. Mais de seis meses após deixar a carceragem de Curitiba, Lula não encontrou o protagonismo político que tinha no passado, mantém pouca interlocução com setores da oposição e praticamente não tem diálogo com segmentos da sociedade fora da esquerda. A libertação de Lula não despertou qualquer nova energia no partido. Ele tem se dedicado a resolver questões familiares e a algumas intervenções nas disputas internas do PT. Vez por outra ele aparece em transmissões ao vivo pela internet e entrevistas rápidas a rádios e jornais regionais.

PARTIDO DOS TRABALHADORES: 68 dos 197 vereadores eleitos pelo partido pelo país estão deixando o partido. Reflete ainda a derrota sofrida nas eleições municipais de 2016. Em 2012 o partido lançou 6.697 candidatos a vereador no Estado de São Paulo e elegeu 672; no mesmo ano foram 257 candidatos a prefeito e 69 eleitos. Nas eleições seguinte, o PT teve 2.900 candidatos a vereador e elegeu 197; 102 disputaram prefeituras e só oito foram eleitos. Tal realidade é a principal questão em análises do partido.

O BRASIL NO MAPA DA FOME: A pandemia do Covid-19 terá impacto dramático sobre os mais pobres do país. É deprimente o espetáculo das filas de gente em busca de uma cesta de alimentos. A “Embrapa” é quem tem desenvolvido sementes e insumos por anos a fio.

 

Img de capa: cidadeverde.com

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.