Rua Padre Marchetti, 596 - Ipiranga, São Paulo - SP

(11) 2063-3955

provinciadobrasil@oblatos.com.br

JUPIC › 31/08/2020

Folhetim – 31 de Agosto 2020

OBLATOS DE MARIA IMACULADA
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, PAZ E INTEGRIDADE DA CRIAÇÃO

A gente se encontra na luta” – Marielle Franco

 AGOSTO 1

O mês marca o falecimento no mesmo dia de três bispos  que  deixaram marca na história do país e acima de tudo na vida eclesial: Dom Helder Câmara (1999); Dom Luciano Mendes de Almeida (2006); Dom José Maria Pires (2017). Dom Helder foi fundamental na morte do Pe. Antonio Henrique e nos eventos que culminaram na expulsão de dois Oblatos. Dom Luciano teve presença marcante na história da Vice-Província de São Paulo (tenho foto dele digitando ata da assembleia oblata em 1979). Dom José Maria conduziu retiro e assembleia da Província ou da Vice Província SP (não me lembro); se alguém tiver foto desse encontro, por favor envie-me.

 AGOSTO 2

Neste mês tivemos a exigência dos brigadeiros da Aeronáutica que Getúlio Vargas renunciasse e ele responde: “daqui só saio morto”,  a renúncia à  presidência  de Jânio Quadros, o assassinato de Leon Trostcky,  os Estados Unidos  lançam bombas sobre  Nagasaki e Hiroshima com 120 mil mortos, uma Junta Militar assume o poder e não deixa Pedro Aleixo,Vice-Presidente, assumir, morre Carmem Miranda em Beverly Hills, Califórnia, e nos EUA Richard Nixon renúncia à presidência.

PAPA FRANCISCO

“Parem de usar religiões  para  incitar ao ódio e à violência. Deus não precisa ser defendido.

STF

Por ordem do ministro Edson Fachin,  a polícia  está  proibida de fazer voos de helicóptero sobre as favelas do Rio de Janeiro e de montar operações de combate ao crime em torno de escolas e de postos de saúde. Na prática, então, ficamos assim: a partir de agora, os bandidos estão legalmente autorizados a circular nessas áreas, mas os agentes que a população para cumprir a lei não podem frequentar o mesmo espaço.

MIGRAÇÕES

1.426 migrantes morreram nas rotas migratórias em todo o mundo no 1º semestre deste ano; e nesse semestre 10.077 chegaram à Espanha; é uma das grandes tragédias de nossos dias.

AMÉRICA LATINA E SEUS LÍDERES

É uma longa história; nesses dias temos 18 deles com problemas na Justiça.

LUTA ARMADA – AÇÕES ARMADAS

O historiador Daniel Reis, que idealizou o sequestro do embaixador norte-americano e que foi torturado pelo regime de 1964, afirma que não houve luta armada, mas sim, “ações armadas” naquele tempo. Luta armada houve no Vietnã, Cuba, China. Para ele, parte da esquerda que lutava por mudanças de base antes de 1964 já estava desesperançada de que seria possível fazer reforma agrária por meio pacífico. A ditadura foi a confirmação da inviabilidade da luta pacífica. Além disso, para ele é legado da ditadura militar a construção de uma sociedade excludente a serviço de uma classe social. Na pandemia, milhares de pessoas estão morrendo muito mais do que outras porque não têm as mínimas condições de vida.

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.