Rua Padre Marchetti, 596 - Ipiranga, São Paulo - SP

(11) 2063-3955

provinciadobrasil@oblatos.com.br

JUPIC › 05/12/2022

Folhetim de 05 dezembro de 2022

OBLATOS DE MARIA IMACULADA 

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, PAZ E INTEGRIDADE DA CRIAÇÃO

VACINAS. Em vez de comprar vacina, remédio e merenda escolar, o dinheiro público está sendo usado para comprar tratores e kits robótica para escolas sem papel higiênico. Em  cidades do Maranhão prefeituras inventaram números sobre serviços de saúde. Passaram a ter  na planilha de orçamento serviços de saúde semelhantes  à Noruega, Suécia e Dinamarca. Na vida  real fora da planilha o povo continua na miséria embora tenha tratores raspando a terra seca.

SEM DINHEIRO. Devido a bloqueio orçamentário, o Ibama está sem verba para pagar contas de  luz, água e custos básicos; o bloqueio de recursos impede o pagamento de  despesas diárias. 

COPA DO MUNDO. O Catar gastou 6,5 bilhões de dólares na construção de estádios que amanhã  se tornarão sucata. O país não tem tradição nenhuma em futebol. A organização de um mundial está longe de ser um momento de congraçamento dos povos. No mundo  contemporâneo o mundial é uma mercadoria. Na Copa realizada no Brasil, era diário o drama  das famílias que eram arrancadas do caminho das construções; tratores passavam por cima da  vida dos trabalhadores. O país construiu enormes estádios que hoje estão sendo sub-utilizados  ou simplesmente abandonados. A realidade de todas as Copas é sempre a mesma: enormes  construções, mais estádios, gente despejada, luta dos trabalhadores, dinheiro público fluindo  para a iniciativa privada e grandes lucros para a Fifa e seus parceiros. Agora no Catar as denúncias são as mesmas; enormes estruturas que ficarão obsoletas, morte de trabalhadores, exploração das comunidades mais empobrecidas, no geral imigrantes. Isso sem falar da violação aos  direitos das mulheres e da inexistência da tal democracia.
Para a Fifa tudo isso não é problema. Violência contra as mulheres, passar a máquina por  cima das comunidades, expulsar pessoas de suas casas, ditaduras, governos assassinos, nada  importa se o fluxo do capital segue firme. Desde que João Havelange assumiu a presidência da  entidade em 1974, o futebol virou um esporte planetário e uma mercadoria de grande valor. Um  acordo com a Adidas abriu as portas para a Fifa se firmar no mundo do espetáculo mundial. E o  que era apenas uma salinha perdida na Suíça virou um gigante. Vieram a venda dos direitos te levisivos movimentando milhões, propagandas dos times, garotas-propaganda e por ai vai; e  dinheiro circulando. Esta lógica inaugurada por Havelange contaminou o futebol. Nasceram os  clubes/empresas; time virou negócio graúdo. É a grana que move as ligas na Europa, nos países  da América Latina, nos países asiáticos. Garotos são vendidos e comprados desde a mais tenra  idade e o clube/empresa que tiver mais dinheiro é o que aglomera mais gente no seu plantel. A  Copa é um evento do Capítal

COMISSÃO JUSTIÇA E PAZ. Criada por Dom Paulo Evaristo em 1972, a Comissão completa 50   anos agora em dezembro. Haverá um evento em 12 dezembro para marcar a data; haverá pronunciamentos de autoridades, fundadores e membros históricos da  entidade. 

JOÃO 8, 32. “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Verdade não se conhece, se   busca. Quem quiser acreditar na miragem de verdades imutáveis que encontra na  Bíblia e noutras informações inverificáveis dos falsos profetas e pastores televangélicos. Honestidade e ciência são escravas da dúvida. Neste mundo só se conhece verdades provisórias, lastreadas em fatos, evidências e medições. Estão sempre sujeitas a revisão, à medida que o surgimento de novos e melhores fatos, evidências e medições venham contradizê-las. A nossa sociedade sempre buscou um salvador da pátria. Nossas instituições mal e sempre foi assim, corroídas  privilégios de classe, clientelismo, nepotismo e acordos.

 

Deixe o seu comentário





[bws_google_captcha]

* campos obrigatórios.