Rua Padre Marchetti, 596 - Ipiranga, São Paulo - SP

(11) 2063-3955

provinciadobrasil@oblatos.com.br

JUPIC › 13/03/2023

Folhetim de 13 março de 2023

OBLATOS DE MARIA IMACULADA 

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, PAZ E INTEGRIDADE DA CRIAÇÃO 

PARTIDO DOS TRABALHADORES. Inacreditável… o partido recusou-se a acompanhar os mais   de 50 países que denunciaram a prática de crimes contra a humanidade pela tirania de Daniel Ortega na Nicarágua. Abster-se de denunciar essa ditadura e  seus crimes contra a humanidade equivale a insultar as vítimas dessa tirania. A defesa dos direitos humanos é, por definição, uma questão que vai além das fronteiras nacionais. É um imperativo da comunidade internacional demandar que os direitos básicos dos cidadãos em qualquer  país sejam respeitados. Não é por outra razão que governantes autoritários menosprezam os direitos humanos e consideram sua defesa uma interferência indevida em assuntos internos. Por  isso o Brasil não podia se abster no caso da Nicarágua, ainda que fosse pelo motivo invocado pelo  Itamaraty, de que a declaração conjunta dos 50 países não abria canal de diálogo com a Nicarágua. Não se pode falar em diálogo sem que haja antes, da parte de quem agride, a iniciativa  de interromper a agressão. Não há como igualar algozes e vítimas como o país está fazendo. 

ASSIM É – 1. Era assim: desnutrição, mortalidade infantil, miséria, analfabetismo estavam por  toda parte pelo país afora cinquenta anos atrás. As endemias rurais constituíam o  principal agravo de saúde pública. É diferente hoje? A expectativa de vida mal passava dos 40  anos; hoje gira ao redor dos 78 anos. Tempos atrás tínhamos anualmente cerca de 120 mil casos  novos de doença de Chagas. 

ASSIM É – 2. São Paulo é o Estado com a maior população negra do país, cerca de 17 milhões; a Bahia vem em segundo com um pouco mais de 15 milhões. 

ASSIM É – 3. São Paulo é o Estado mais afro do país; assim sendo o movimento negro reivindica  representatividade. O governador recentemente eleito diz que seguirá com o Bolsa Família que cobre cerca de 21 milhões de famílias !… Multiplique por quatro e você terá o retrato da desigualdade sócio-econômico do país. Os programas de transferência de renda aliviam  pobreza a pobreza extrema e eliminam a insegurança alimentar, além de melhorarem a escolaridade e os indicadores de saúde das crianças. Creches em período integral liberam as mães solo, que compreendem a maioria das chefias de lar, elevando a inserção das mulheres no mercado de trabalho. 

TEMPORAIS EM SÃO PAULO. Causaram, logicamente, danos nunca vistos aos mais pobres do litoral norte de São Paulo. No dia 17/2, 6ª feira, o sul da Argentina estava coberto de neve em pleno verão. A temperatura passou de 40ºC para 15ºC. Na madruga da do dia 20, 2ª feira, desabava a maior tragédia sobre as cabeças dos caiçaras, habitantes seculares da região. A área atingida fica a 60 km do centro de São Sebastião, local de usinas nucleares. Nos morros e colinas de São Paulo casas e barracos se equilibram para não cair, o que pode  acontecer por obre de alguma forte ventania. Os morros de bairros como Grajaú, Piraporinha e Jardim Ângela, e outros, a qualquer hora terão milhares de desabrigados. 

INADIMPLÊNCIA. Nunca o brasileiro deveu tanto e não pagou… Em janeiro deste ano, 70,1 milhões de inadimplentes com bancos, empresas de cartão de crédito, financeiras, lojas e serviços de utilidade pública, como água e luz, acumulavam dívidas em atraso que totalizavam R$ 323,3 bilhões. Entre janeiro de 2022 e janeiro de 2023, entraram na lista do calote  5,3 milhões de pessoas, o equivalente à população da Noruega. Juros altos e renda corroída pela  inflação elevada foram os gatilhos para o aumento do calote. Para esticar a renda e manter o padrão de consumo, as famílias buscaram o crédito mais fácil e mais caro, como cartão de crédito e  cheque especial, mas a estratégia acabou não dando certo a médio prazo justamente porque a  inflação não cedeu.

Deixe o seu comentário





[bws_google_captcha]

* campos obrigatórios.