Rua Padre Marchetti, 596 - Ipiranga, São Paulo - SP

(11) 2063-3955

provinciadobrasil@oblatos.com.br

JUPIC › 23/11/2021

Folhetim de 23 de novembro de 2021

OBLATOS DE MARIA IMACULADA
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, PAZ E INTEGRIDADE DA CRIAÇÃO

Sentinela, o que resta da noite?… ele responde: a manhã vem chegando mas ainda é noite. Is 21,11-12

ENEM-21. A participação ficou bem abaixo do esperado. Razões para isso: 1) Fragilidade da estrutura de ensino remoto e a quebra de vínculo com os estudos; 2) Empobrecimento brutal das famílias decorrente da crise econômica; 3) decisão do governo de não rever a regra que nega o direito á taxa de isenção àqueles que não compareceram no ano anterior por não terem condições de pagar a taxa de inscrição.

CÚPULA DO CLIMA. Principais pontos do documento final da COP-26. 1) 1,5 graus – o limite para evitar o desaparecimento dos “países-ilhas”. 2) Combustíveis fósseis.  texto começou com “a eliminação do carvão e dos subsídios a eles”; passou para “eliminação progressiva do uso sem restrições do carvão”. 3) O termo “eliminação” foi trocado por “redução” do uso do carvão. 503 pessoas ligadas à indústria do carvão participaram do evento. 3) Mercado de carbono. Países podem comprar “autorizações” de emissão de carbono para ajudar a cumprir suas metas climáticas. 4) Metas mais ambiciosas. Há a exigência para que as nações apresentem já em 2022, novos compromissos de redução de efeito estufa. 4). Monitoramento. Todo ano os países devem apresentar um relatório sobre as metas voluntárias; e ministros do Meio Ambiente devem se reunir anualmente para discutir as metas climáticas de curto prazo que devem ser efetivadas em 2030. A Cúpula do Clima quer garantir 19,2 bilhões de dólares para proteger as florestas.

BRASIL. O vice-presidente Hamilton Mourão é um mero zelador da Amazônia, se tanto… O general dissera ter acordado com o Ministério da Defesa usar recursos para melhorar a imagem do país na Cúpula do Clima. Torraram R$ 550 milhões para combater desmatamento e queimadas sem obter resultados significativos.

FLORESTA EM PÉ. Entre 2011 e 2020, 43 milhões de dólares por ano chegaram às mãos das organizações indígenas e comunidades locais, dinheiro de países europeus e entidades privadas. Em 2020, a destruição da floresta amazônica alcançou 10.851 quilômetros quadrados, um recorde de 7% sobre o dado de 2019. É isso que o país teve para mostrar na Cúpula: descontrole sobre sua maior fonte de emissões de carbono. Planalto e Congresso apinhados de pecuaristas são sócios na destruição da Amazônia e do Cerrado. Mourão é o boi dessas piranhas.

NICARAGUA. Daniel Ortega ocupa o poder desde 2007, em três mandatos consecutivos, e o seguinte será o quarto. Se levarmos em conta seus anos no poder na década de 80, ele será o governante mais longevo da Nicaragua, com um total de 28 anos no cargo. O ditador, ex-líder do sandinismo, vem perseguindo opositores. Já são 39 políticos presos, incluindo os sete candidatos que poderiam ameaçar sua reeleição.

BOM RETIRO. É um bairro na área central de São Paulo. Recentemente o cônsul-geral da Coréia do Sul disse que estão trabalhando para declarar o bairro multicultural. Não précisa. O Bom Retiro, que foi bairro dos italianos, é coreano porque é boliviano, paraguaio, peruano, nordestino, judaico (há duas sinagogas no bairro), armênio, grego, sírio-libanes, português, e outros.
Rotular a sua identidade é privatizar a sua tão rica diversidade, apagar a sua história, excluir boa parte da sua população e acabar… com o próprio Bom Retiro!

Deixe o seu comentário





[bws_google_captcha]

* campos obrigatórios.