Folhetim de 30 de setembro de 2021
OBLATOS DE MARIA IMACULADA
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, PAZ E INTEGRIDADE DA CRIAÇÃO
Declaração de desculpas dos bispos católicos do Canadá aos povos indígenas desta terra
Sexta-feira, 24 de setembro de 2021
Nós, Bispos Católicos do Canadá, reunidos em Plenário esta semana, aproveitamos esta oportunidade para afirmar a vocês, Povos Indígenas desta terra, que reconhecemos o sofrimento vivido nas Escolas Residenciais Indígenas do Canadá. Muitas comunidades religiosas católicas e dioceses participaram deste sistema, o que levou à supressão das línguas indígenas, cultura e espiritualidade, não respeitando a rica história, tradições e sabedoria dos povos indígenas. Reconhecemos os graves abusos cometidos por alguns membros de nossa comunidade católica; físico, psicológico, emocional, espiritual, cultural e sexual. Também reconhecemos com tristeza o trauma histórico, contínuo, o legado de sofrimento e desafios enfrentados pelos povos indígenas que continuam até hoje, nós, os Bispos Católicos do Canadá, expressamos nosso profundo remorso e pedimos desculpas inequivocamente.
Estamos totalmente comprometidos com o processo de cura e reconciliação. Juntamente com as muitas iniciativas pastorais já em andamento nas dioceses de todo o país, e como uma expressão mais tangível deste compromisso contínuo, estamos nos comprometendo a arrecadar fundos em cada região do país para apoiar iniciativas discernidas localmente com parceiros indígenas. Além disso, convidamos os povos indígenas a viajar conosco para uma nova era de reconciliação, ajudando-nos em cada uma de nossas dioceses em todo o país a priorizar iniciativas de cura, para ouvir a experiência dos povos indígenas, especialmente para os sobreviventes de residências indígenas Escolas, e para educar nosso clero, homens e mulheres consagrados e fiéis leigos, nas culturas indígenas e espiritualidade. Comprometemo-nos a continuar o trabalho de providenciar documentos ou registros que ajudarão a manter a memória dos sepultados em túmulos sem identificação.
Tendo ouvido os pedidos para envolver o Papa Francisco neste processo de reconciliação, uma delegação de sobreviventes indígenas, anciãos / detentores do conhecimento e jovens, se reunirá com o Santo Padre em Roma em dezembro de 2021. O Papa Francisco encontrará e ouvirá os participantes indígenas para discernir como ele pode apoiar nosso desejo comum de renovar relacionamentos e caminhar juntos no caminho da esperança nos próximos anos. Comprometemo-nos a trabalhar com a Santa Sé e nossos parceiros indígenas na possibilidade de uma visita pastoral do Papa ao Canadá como parte desta jornada de cura.
Comprometemos-nos a continuar acompanhando vocês, Primeiras Nações, Métis e Povos Inuit desta terra, respeitando sua resiliência, força e sabedoria. Esperamos ouvilos e aprender com vocês enquanto caminhamos em solidariedade.
24 de setembro de 2021