Rua Padre Marchetti, 596 - Ipiranga, São Paulo - SP

(11) 2063-3955

provinciadobrasil@oblatos.com.br

Notícias dos Oblatos › 03/12/2018

Leigos Associados do Distrito Sudeste Realizam Retiro Anual

Nos dias 01 e 02 de dezembro de 2018, dois grupos de Leigos Associados Oblatos de Maria Imaculada dos bairros Campo Limpo e Água Funda, em São Paulo, estiveram em Retiro no Centro de Formação Sagrada Família, Ipiranga, São Paulo, avaliando sua missão, e buscando forças para servir melhor seguindo o carisma de Santo Eugênio de Mazenod.
Iluminados pela leitura de alguns pontos da Constituições e Regras oblatas e do documento do Papa Francisco “Gaudet et Exsultate”, o Pregador Pe. Sérgio Santana OMI, conduziu em três grandes momentos a uma profunda reflexão. Devemos ser, ” Humanos, Cristãos e Santos”.
Devem nas atitudes humanas, ter um espírito de alegria, que nossos encontros transmita o fervor, a energia positiva, ter este bom humor que contagia, dá esperança e gera vida no outro. Somos felizes em nossa missão, porque amamos a Deus, mesmo com as sombras das tribulações estamos felizes com o Amado.
Ser humano é entender a necessidade da vivência no Amor, na intimidade com sua palavra. É necessário, ser humano, antes de querer, ser Santo, precisa alegrar-se no Senhor, mas, estamos preparados para isso? Viver esta alegria na vida cotidiana é uma grande Graça que alcançamos de Deus.
A humildade de Santo Eugênio mesmo com suas quedas, permitiu que Deus o moldasse, para que Deus o fizesse Santo. Temos que sermos sinceros conosco mesmo, reconhecer nossas fraquezas, entregar ao grande Oleiro para nos moldar. Crer mais nas mãos do Salvador.
Viver no abandono, esvaziando de nós mesmos, desapegado das coisas do mundo, e deixar ser moldado e conduzido por Ele, isso deve fazer parte da nossa relação com Deus. Quanto mais abraçado por Deus, mais agraciado e mais condição vou ter para desempenhar minha missão.
A vida do Cristão, tem como o grande impulso evangelizador, O próprio Cristo que vem ao encontro. Em vários momentos afirma com serenidade e firmeza “ Não temais”. Estarei contigo até o fim dos tempos. São palavras de encorajamento, no nosso agir missionário e no gesto de servir. Esta experiência vimos desde os apóstolos, cheios do Espírito Santo anunciou com liberdade um reino disponível a todos. E hoje diante de um mundo de contra valores evangélicos temos que caminhar na contra a mão, levando a esperança, e o amor, principalmente aos menos amados. Tudo isso revestido com a firmeza que o Espírito Santo nos dá. Contando sempre com as forças que vem de Deus e nos coloca em comunhão.
Nesta exigência da caminhada, necessitamos muito de oração em comunidade, pois esta unidade na oração nos fortalece na missão, nas diversas situações em que Deus se faz presente. Devemos confiar e nos entregar ao Amor de Deus, para sermos Cristãos fervorosos, verdadeiros discípulos e missionários.
Ser Santo é viver o total abandono à vontade de Deus, meu primeiro querer tem que ser sempre o querer de Deus. Precisamos viver a mortificação da carne, para sermos Santos no Espírito, libertos das amarras do mundo, e disponíveis para as coisas do alto. O carisma oblato é de ir onde ninguém quer ir, aos menos amados, nas misérias do mundo. O carisma é de natureza de envio, avaliar sempre e verificar sua qualidade de minha resposta. Isso me leva a uma conversão diária, tão necessária a todos nós. Sem este abandono e entrega total, nossa Alma não terá Paz. Agradecidos a Deus, e a família Oblata, desejo a todos os organizadores e participantes, a Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nivaldo Valeriano Dutra
Diácono Permanente da Diocese de Campo Limpo






Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.