Rua Padre Marchetti, 596 - Ipiranga, São Paulo - SP

(11) 2063-3955

provinciadobrasil@oblatos.com.br

Artigos › 02/05/2019

O segredo para ter amizades profundas

O vínculo de amizade nos traz grande satisfação e alegria ao nos dar a oportunidade de compartilhar experiências, emoções, ideias e até projetos conjuntos. O apoio, ternura, solidariedade, confiança, apreciação e muitos outros sentimentos positivos que encontramos entre os amigos, tornam a vida muito mais agradável.

Embora as amizades nasçam do compartilhamento de interesses em comum, e tendemos a procurar amigos que são como nós de alguma forma, amizades profundas não são baseadas apenas em simpatia nem em gostos semelhantes. A amizade é muito mais enriquecedora quando também somos amigos de pessoas que são, até certo ponto, diferentes de nós.

É possível ter muitas diferenças de interesses e opiniões sem que isso seja uma fonte de conflito, se pudermos reconhecer e apreciar a riqueza dessa diversidade. Mesmo que discordemos sobre questões importantes, a amizade pode florescer se houver sinceridade e uma busca compartilhada de bondade.

Acima de tudo, a empatia, ou a capacidade de se colocar no lugar do outro, é o que realmente sustenta uma amizade próxima. A empatia permite que os amigos compreendam os sofrimentos e as dificuldades um do outro e acompanhem uns aos outros em tristezas e alegrias.

Saiba como cultivar amizades profundas

Um compromisso verdadeiro entre amigos implica cultivar constantemente o relacionamento. Não surge do nada, e não pode ser mantido a esmo. Se quisermos criar ou renovar uma amizade profunda, temos que investir tempo, manter a outra pessoa em mente e usar vários canais de comunicação.

Nem todos os amigos compartilham ou se comunicam da mesma maneira. Há alguns que mantêm laços fortes sem precisar se ver constantemente. Para outros, é realmente necessário se reunir com frequência. Em qualquer um desses casos, as amizades precisam ser cuidadas e estimuladas. Amizades baseadas apenas em um interesse temporário raramente duram.

Amizades profundas tendem a ter essas coisas em comum:

* Lealdade em todas as circunstâncias. É a essência da amizade;
* Generosidade, compartilhando seu tempo;
* Uma atitude de disponibilidade incondicional;
* Constância no relacionamento, tanto em tempos fáceis como difíceis;
* Tolerância e respeito no relacionamento, porque ninguém é perfeito;
* Suporte empático em todos os momentos.
* A qualidade de uma verdadeira amizade é a qualidade de vida

De acordo com pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Diego, os genes influenciam nossa escolha de amigos. Os pesquisadores descobriram que as pessoas tendem a criar amizades com pessoas geneticamente mais parecidas com elas mesmas; elas tendem a ter tanta informação genética em comum quanto seus primos, mesmo que eles não estejam realmente relacionados.

Mas amizades não são apenas um problema genético. Na raiz, trata-se de cultivar e desenvolver uma abertura em relação aos outros e buscar ativamente a melhor qualidade de vida possível, baseada em bons relacionamentos e amizades.

Algumas dicas práticas para cultivar uma amizade profunda…

* Seja sempre sincero
* Guarde segredos que lhe foram contados confidencialmente
* Responda aos pedidos dos amigos – suas verdadeiras necessidades
* Saiba rir e chorar com eles
* Nunca os julgue, especialmente sem razões verificáveis ​​ou sérias
* Aceite seus defeitos
* Seja aberto o suficiente para ver quando existem erros sérios
* Saiba escutar

Como seres humanos, nossa verdadeira riqueza e qualidade de vida é medida, acima de tudo, pela quantidade e qualidade das amizades que temos em nossas vidas.

Via Aleteia

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.