Rua Padre Marchetti, 596 - Ipiranga, São Paulo - SP

(11) 2063-3955

provinciadobrasil@oblatos.com.br

Notícias dos Oblatos › 21/11/2018

Paróquia Nossa Senhora Aparecida Realiza Missa Afro no Dia da Consciência Negra

Nesta noite de 20 de novembro de 2018, aconteceu na Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Denadai, Sumaré, a grandiosa Missa inculturada da Consciência Negra. A Santa Missa foi celebrada pelo Pe. Antônio Pereira, OMI, Pároco, e pelo Pe. Célio Firmo da Paróquia São Judas Tadeu da cidade de Campinas.

Esta foi mais uma celebração realizada pela Pastoral Afro que atua há mais de 30 anos na Paróquia e hoje conta com o apoio de todos, e conta com a participação dos seminaristas oblatos que muito tem contribuído com os grupos de animação e cantos e com a percussão e música tradicional afro, trazendo elementos da cultura nordestina tão rica na melodia e ritmos, além da simpatia e interatividade no lindo trabalho missionário.

Foi uma belíssima celebração onde os símbolos da cultura do povo negro como os instrumentos, o jeito de se vestir, a alegria no louvar a Deus e no carinho para com as pessoas , além da preservação da identidade cultural herdada dos seus ancestrais. Assim é a Missa inculturada afro que tem fundamento no Concílio Vaticano ll e também nos documentos da CNBB.

Neste sentido a Igreja em saída caminha junto com o povo em sua diversidade étnica e cultural sempre do lado dos oprimidos e vulneráveis da sociedade. Foi um momento de grande reflexão cristã sobre o sofrimento do povo negro na história, mas também das conquistas e avanços no combate ao racismo que ainda insiste em persistir em nosso meio em pleno século XXl.

“Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens, por Ele amados” Lc 2,14

 

Adelmo da Silva,

Professor e Membro da Pastoral Afro

            

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.