Rua Padre Marchetti, 596 - Ipiranga, São Paulo - SP

(11) 2063-3955

provinciadobrasil@oblatos.com.br

Notícias dos Oblatos › 15/02/2018

Quarta-Feira de Cinzas

O Evangelho hoje nos ensina perfeitamente o que não devemos praticar na Quaresma: os atos exteriores que pelo geral são hipócritas e não coerentes com os ensinamentos cristãos. A disciplina sugerida para os cristãos começa sempre dentro de nós mesmos, pois é no nosso interior onde acontecem as grandes “transfigurações” em nossas vidas: “rasgar o coração e não as vestes”.

Viver a quaresma para celebrar dignamente a Páscoa da Vida que vence a morte (Ressurreição); para viver dignamente esse tempo de preparação é necessário olhar o horizonte para o qual nos encaminha o Espírito Santo de Deus, ele nos quer homens e mulheres novos, já não mais as cópias com as quais estamos acostumados ver todos os dias, mais a enxergar em nós, a obra original criada por Deus: “imagem e semelhança”. É uma proposta interessante essa, não é?

Mais ninguém conseguirá chegar a Terra prometida, sem antes passar pelo Deserto. É nesta travessia “solitária” e orante, que nos encontramos consigo mesmo, com o mais profundo que existe em nós. É preciso silenciar, para lutar conta os demônios interiores (demônio não é a fantasia mítica de carnaval a qual estamos acostumados, voltamos as origens: demônio é tudo que nos afasta de Deus, e nos afastando Dele, nos afastamos da verdadeira imagem e semelhança de Deus que somos nós). Assim lutar conta os demônios no deserto, é lutar contra tudo que nos afasta de viver o Céu, ainda aqui na terra.

Jejum, Esmola e Oração. Disciplina necessária para combater o bom combate. Atenção, diz a Palavra de Deus: “perfuma a cabeça e lava o rosto”. O processo é de transfiguração, não é desfigurar, portanto não é tempo de tristeza, mais de silêncio, para uma escuta profunda de nós mesmos e da Voz de Deus presente em nós.

Que tal jejuarmos de tudo que nos impede viver uma cultura de Paz entre nós? A CF 2018 nos ajuda a refletir e buscar uma profunda conversão: “Vós todos sois irmãos”. Jejuar de maus pensamentos, más ações, rancores, mágoas do passado; transformar em cinzas, como as que hoje recebemos na Missa, para na Páscoa, renascer novas criaturas: homens e mulheres novos – “Novo céu, nova terra”. Que nossa Oração Pessoal e Comunitária, desemboque na entrega de nós mesmos por amor e compaixão pelo próximo (sentido original da esmola); ao Deus da Vida que nos convida a novos tempos, a recuperar a imagem e a semelhança que o pecado borrou um pouco, mais não conseguiu apagar! Nós somos obras das mãos de Deus, e é seu Santo Espírito quem nos acompanha nessa caminhada do Deserto.

Abençoada Quaresma a todos meus irmãos e irmãs, queridos amigos. Vamos juntos escrutinar a presença Salvadora do Senhor em nossas vidas.

Conte com minhas orações.

Pe. Cleber W. Lopes Pombal, OMI

Deixe o seu comentário





[bws_google_captcha]

* campos obrigatórios.