Rua Padre Marchetti, 596 - Ipiranga, São Paulo - SP

(11) 2063-3955

provinciadobrasil@oblatos.com.br

Notícias dos Oblatos › 21/07/2017

Último dia do Retiro

3Na quinta-feira, 20 de julho de 2017, tivemos o terceiro e último dia do nosso Retiro anual da Província do Brasil. A oração da manhã foi preparada e conduzida pelos irmãos da comunidade oblata do Alto Paraíso em Aparecida de Goiânia-GO, juntamente com os irmãos da Área Missionária Maria Imaculada em Manaus-AM.

 Concluído o momento de oração, o Provincial Pe. Francisco Rubeaux, OMI, atualizou as informações acerca do estado de saúde do Pe. Paulo E. Medeiros, OMI, que segue internado no Hospital São Camilo em São Paulo, devido uma abrupta queda de pressão arterial que teve na Casa Provincial. Segundo o Pe. Francisco, OMI, nosso irmão segue na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), mas os médicos falaram que se ele seguir recuperando-se bem como está atualmente, muito em breve, será transferido da UTI para um quarto do mesmo Hospital. Seguimos rezando pela pronta recuperação do nosso irmão.

 Passado o informe do Padre Provincial, nosso Pregador Dom João Kot, OMI, tomou a palavra para sua primeira colocação desse dia. Ele começou apresentando-nos e recomendando-nos um livro lançado recentemente pela Pastoral Presbiteral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) acerca das luzes e desafios do ministério presbiteral no Brasil. Depois Dom João, OMI, falou-nos um pouco da grande importância de priorizarmos em nossas atividades pastorais, o ideal de sermos missionários da misericórdia, porque é isso o que o povo espera de nós, que sejamos homens que acolhem, e escutemo-nos nas suas dificuldades, e que junto deles (as), tenhamos a capacidade de elevar a Deus uma prece de louvor, ação de graças ou súplicas.

 Às 11h30, como de costume, tivemos a oraison, que foi um pouco diferente, não com um momento de adoração eucarística, mais com um momento de oração e reflexão orante silenciosa, em torno da Palavra de Deus. Na parte da tarde, tivemos a última colocação do nosso Retiro, onde nosso pregador nos fez refletir sobre a importância de sempre inovarmos para renovarmos nossa missão e o carisma oblato, nos lugares onde trabalhamos.

 Às 17h, tivemos a Celebração Eucarística, presidida pelo nosso pregador Dom João Kot, OMI, e concelebrada pelo Pe. Fernando Medeiros, OMI, e Diác. Sérgio, OMI. No término na Missa, o Provincial do Brasil, Pe. Francisco Rubeaux, OMI, agradeceu a Dom João, OMI, por ter aceitado o convite para pregar no nosso Retiro, e a dinâmica usada por ele, na condução desses dias de reflexão e oração. Dom João recebeu ainda um presente pelos seus 25 anos de Ordenação Presbiteral que se aproximam. Amanhã começa a nossa Assembleia, continuemos orando pelo bom êxito de seus trabalhos.

Diác. Sérgio de Santana, OMI

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.