Rua Padre Marchetti, 596 - Ipiranga, São Paulo - SP

(11) 2063-3955

provinciadobrasil@oblatos.com.br

JUPIC › 05/10/2022

Folhetim de 08 de outubro de 2022

OBLATOS DE MARIA IMACULADA

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, PAZ E INTEGRIDADE DA CRIAÇÃO

MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM TERRA(MST). Desde o início da pandemia até o momento, as famílias já doaram mais de 7 mil toneladas de alimentos, 10 mi cestas básicas, mais de 2 milhões de marmitas solidárias, para famílias em situação de vulnerabilidade de fome no país. Além disso, fazem o abastecimento de feiras, a Rede de Armazém do Campo, com lojas em várias cidades e a comercialização para mercados locais, regionais e nacionais, além de produtos exportados para o exterior.

EVANGÉLICOS. Representam 27o do eleitorado, ante 50% dos católicos. Eles vêm aumentando significativamente sua influência na cena política, dado o afinco com que apoiam ou rechaçam as decisões de Brasília, na maioria das situações atuando em conjunto com o governo.

CRIANÇAS NA LINHA DE POBREZA. 45% vivem abaixo da linha de pobreza. São 2,2 milhões nessas condições. Os efeitos da pobreza primeira infância são acumulativos. Se a criança não desenvolve suas capacidades nessa fase, o futuro será mais difícil para ela.

CRIANÇAS SEM PAI. Nos primeiros meses deste ano, 100.717 crianças foram apresentadas em cartório por mães solo. É o maior volume desde 2016.

AUXILIO BRASIL. Beneficia 20,2 milhões de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. No Brasil, 53% dos eleitores -82 milhões de pessoas- têm renda mensal de até dois salários mínimos.

REFUGIADOS. Mais de 475 mil solicitaram asilo em diferentes países; 280 mil conseguiram. Deles, 27% são sírios; 17%, venezuelanos; 15%, afegãos.

UCRANIA. Passa de 12 milhões de ucranianos que fugiram da guerra; 90% são mulheres e crianças.

AMÉRICA LATINA. Em 2021, 147 ativistas dos Direitos Humanos foram mortos. A maioria na Colombia, México, Perú, Honduras e Guatemala. Migrantes e refugiados pelo mundo chega a mais de 100 milhões. Neste ano, a cifra já chega a 84 em 4 meses.

NICARAGUA. 250.000 pessoas deixaram o país desde os protestos de 2028. São 355 os mortos segundo a Comissão Interamericana de Direitos Humanos; passa de 200 os presos políticos; três veículos de imprensa foram confiscados pelo governo; oito emissoras católicas foram fechadas e 3 canais ligados à Igreja foram excluídos da tv por assinatura nos últimos meses. 10 freiras da Congregação da Madre Teresa de Calcutá, o o Núncio Apostólico foram expulsos do país. 1.400 ongs tiveram seus registros cancelados.120 jornalistas buscaram o exílio na Costa Rica.

AFEGÃOS NO BRASIL. O país virou destino para milhares de afegãos; mais de 6.000 obtiveram documento de permanência desde o início dos conflitos, segundo o Itamaraty.

APÁTRIDAS. São mais de 4 milhões; vivem sem nacionalidade e registros; não são protegidos nem reconhecidos.

Deixe o seu comentário





[bws_google_captcha]

* campos obrigatórios.